A organização da Pastoral da Criança

Os líderes, ao atuarem na comunidade concretizando a Missão da Pastoral da Criança, fazem parte de uma rede comunitária de apoio e solidariedade ao próximo muito importante. E como está organizada essa rede?

A missão da Pastoral da Criança é continuar o projeto de Jesus que, com sua presença transformadora, anunciava a esperança de um mundo mais humano e solidário:Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Conforme seu Estatuto, a Pastoral da Criança tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento das crianças desde sua concepção e, em função delas, promover também suas famílias e comunidades.
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora.
Assim, a missão da Pastoral da Criança é a mesma de Jesus, que é também a missão da Igreja, de todos os cristãos e também das pessoas que queiram caminhar com ela e ajudar a tornar realidade uma vida melhor para muitas crianças e famílias.
Para realizar seu trabalho, a Pastoral da Criança se organiza em vários níveis de coordenação, aproveitando a estrutura da Igreja Católica, formada por dioceses, paróquias e comunidades.
Vamos ver quais são as coordenações?
  • Coordenação Comunitária, exercida por uma das líderes da comunidade.
  • Coordenação de Paróquia (Ramo), responsável por diversas comunidades de uma mesma paróquia. Em paróquias grandes, pode haver dois ou mais ramos.
  • Coordenação de Diocese (Setor), responsável por diversos ramos. Está sempre ligada a uma diocese. Em grandes dioceses, poderá haver um ou mais setores.
  • Coordenação Estadual, dá apoio ao trabalho da Pastoral da Criança nas dioceses do seu Estado. É indicadas em lista tríplice pelos coordenadores diocesanos e ratificada pelo Bispo Responsável pela Pastoral da Criança no Estado.
  • Coordenação Nacional, responsável pela Pastoral da Criança em todo o Brasil.
A Igreja Católica tem uma pessoa responsável pela Pastoral da Criança em cada nível de coordenação. Na coordenação comunitária e na coordenação de ramo é o padre da Paróquia onde estão as comunidades com Pastoral da Criança; na coordenação de setor, o responsável é o bispo da Diocese; na coordenação estadual, o responsável é um dos bispos do Estado; na coordenação nacional, é um bispo chamado Diretor Pastoral.
Os coordenadores em cada nível e o Diretor Pastoral são selecionados de uma lista com três nomes. A pessoa responsável pela Pastoral da Criança, em cada nível de coordenação, escolhe um dos nomes desta lista tríplice para ser o coordenador.
Os coordenadores de comunidade indicam a lista para coordenador de ramo; os coordenadores de ramo indicam a lista para coordenador de setor; os coordenadores de setor indicam a lista para coordenador estadual; estes formam parte da Assembleia Geral da Pastoral da Criança, que escolhe o Conselho Diretor da Pastoral da Criança. É o presidente do Conselho Diretor que escolhe o coordenador nacional.
A coordenação na Pastoral da Criança é um serviço, tal como Jesus nos ensinou, quando falava com seus discípulos: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos” (Mc 10, 42-44).
E como serviço, todos os níveis de coordenação da Pastoral da Criança precisam preservar valores éticos, tais como a transparência, a honestidade, a justiça, a equidade e o compromisso com os resultados de sua ação. Pois como diz o próprio Evangelho, “nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público” (Mc 4, 22).
Para saber sobre a aplicação dos recursos, incluindo os que chegam até a comunidade, acesse o Portal da Transparência da Pastoral da Criança através do site: https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Portal_da_Transpar%c3%aancia.
 
 

Você está aqui:
Você está aqui: