Qual é a orientação da OPAS (Organização Pan Americana da Saúde) e da OMS (Organização Mundial da Saúde) no que diz respeito ao uso de máscaras?
A OPAS e a OMS recomendam que as máscaras cirúrgicas sejam usadas por:
- pessoas com sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade de respirar, inclusive ao procurar atendimento médico;
- profissionais de saúde e pessoas que prestam atendimento a indivíduos com sintomas respiratórios;
- profissionais de saúde, ao entrar em uma sala com pacientes ou tratar um indivíduo com sintomas respiratórios;
- Alguns Estados e municípios estão tornando o uso de máscaras opcional, levando em consideração alguns critérios como obrigatoriedade do uso em ambientes da área da saúde, como: hospitais, unidades básicas de saúde, consultórios e bem como os profissionais de saúde, pessoas com casos suspeitos e confirmados de Covid 19, com sintomas respiratórios como gripe, febre, tosse, secreções nasais e pessoas imunossuprimidas. É importante verificar quais as orientações de seu município;
Mesmo não havendo a obrigatoriedade, especialistas defendem o uso de máscaras, por ser uma barreira de proteção, portanto aqueles que não se enquadram nas exigências do uso, se quiserem podem continuar utilizando.
As pessoas que usarem máscaras devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção. Devem também lembrar que o uso de máscaras deve ser sempre combinado com as outras medidas de proteção.
Como colocar, usar, tirar e descartar uma máscara:
- Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou água e sabão
- Pegue a máscara e verifique se está rasgada ou com buracos.
- Oriente qual lado é o lado superior (onde está a tira de metal).
- Assegure-se que o lado correto da máscara está voltado para fora (o lado colorido).
- Coloque a máscara no seu rosto. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do seu nariz.
- Puxe a parte inferior da máscara para que ela cubra sua boca e seu queixo.
- Após o uso, retire a máscara; remova as presilhas elásticas por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara.
- Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso.
- Higienize as mãos depois de tocar ou descartar a máscara – use um higienizador de mãos à base de álcool ou, se estiverem visivelmente sujas, lave as mãos com água e sabão.
Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus
Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença.
A confecção de máscaras caseiras se tornou um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. O Ministério da Saúde do Brasil lançou uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano.
Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Importante lembrar que não basta apenas o uso da máscara, é preciso seguir as outras recomendações, como distanciamento de mínimo de 2 metros, lavagem frequente das mãos com água e sabão, entre outros.
SAIBA COMO FAZER A SUA MÁSCARA
- Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
- A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
- Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
- Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
- Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;
- Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.
Uso de máscaras em crianças
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras devido ao risco de sufocamento. Crianças entre os 2 e 5 podem usar máscara mas precisam de supervisão constante de um adulto.
Esta mesma recomendação é dada pelo Center for Diseases Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos.
Então, como prevenir as crianças menores de 2 anos da COVID-19?
- Evite sair na rua com a criança. Brincadeiras no quintal de casa com a família estão liberadas.
- Lave as mãos da criança com água e sabão com frequência.
- Evite que a criança coloque as mãos sujas na boca, no olho ou no nariz.
- Para os maiorzinhos, ensine a usar o cotovelo para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar. Depois, lave bem as mãos da criança.
- Cada criança precisa ter seu próprio copo, prato, talher, toalha ou qualquer outro objeto de uso pessoal. Não dividir com ninguém.
- Se preciso, use álcool em gel para higienizar as mãos da criança.
Importante lembrar que neste momento com a retomada gradativa das atividade presenciais a participação e apoio das famílias com as crianças é fundamental, pois além se ser um grande estímulo ao desenvolvimento infantil e fortalecimento de vínculo afetivo, a criança se sente mais segura em relação ao período de pandemia. Invente brincadeiras, desenhe bastante, faça receitas deliciosas, leia historinhas, pule, dance, corra, brinque de bola, pratique esporte com as crianças. Existem mil maneiras de se divertir.
Aqui mesmo no appVisita, no e-capacitação do e-Brinquedos e Brincadeiras, é possível encontrar diversas dicas, receitas e brincadeiras para divertir as crianças e fazer este período se tornar mais agradável para toda a família.
Atenção: Segundo a Organzação Mundial da Saúde, as crianças não devem usar máscara durante a prática de esportes ou atividades físicas, como correr, pular ou brincar, para que isso não comprometa sua respiração.
Qualquer criança com sintomas de COVID-19 deve usar máscara médica, desde que possam tolerar. A criança deve ser isolada e procurar orientação médica assim que começar a sentir indisposição, mesmo que os sintomas sejam leves. Os membros da família devem usar máscara quando estiverem no mesmo cômodo que a criança.
Um membro da família doente ou com teste positivo para COVID-19 deve ser isolado de todas as outras pessoas, se possível. Se a criança precisar estar no mesmo cômodo da casa que a pessoa doente, o adulto e a criança devem usar máscara médica durante esse período, sempre com supervisão.
https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-children-and-masks-related-to-covid-19#
- e-Capacitação
- >
- Campanha Pequenos Reis Magos
- >
- Pequenos Reis Magos na Pandemia de Covid-19
- >
- Uso de Máscaras
- e-Capacitação
- >
- e-Combate ao Coronavírus
- >
- Informações para famílias e voluntários
- >
- Uso de Máscaras