A Pastoral da Criança tem, além das informações sobre o brincar que estão neste Guia, a Ação Brinquedos e Brincadeiras, porque brincar é uma necessidade para o desenvolvimento da criança. A brincadeira livre é a única atividade em que a escolha está com a criança, pois ela é quem deve decidir como, com o que e com quem quer brincar. Os limites para a brincadeira são a segurança e o respeito ao próximo.
Com essa Ação podemos mostrar às famílias a importância do brincar e aumentar as oportunidades para as crianças brincarem, principalmente juntas e também ao ar livre.
Nas comunidades que já têm as Ações Básicas implantadas pode ser iniciada a Ação Brinquedos e Brincadeiras que envolve brinquedistas e brincadores.
Os brinquedistas devem morar em uma comunidade acompanhada pela Pastoral da Criança, são capacitados primeiramente no Guia do Líder e depois na Ação Brinquedos e Brincadeiras e ficam responsáveis por preparar e acompanhar os brincadores na comunidade em que moram e em outras próximas a ela.
E os brincadores podem ser, entre outras pessoas, adolescentes, jovens, idosos, mães e pais das crianças e os apoios dos líderes. Eles não precisam morar na comunidade e são preparados por meio do Dicas nº 51 “O brincador e a brincadeira da criança”.
Como será a atuação do brincador?
Ele deverá atuar, principalmente, no Dia da Celebração da Vida e, sempre que puder, nas Ruas do Brincar e nas Oficinas de Confecção de Brinquedos. Os responsáveis por preparar os brincadores são os brinquedistas, que devem morar numa comunidade acompanhada pela Pastoral da Criança.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- Saiba mais sobre a Pastoral da Criança
- >
- Brinquedistas e Brincadores