Missão da Pastoral da Criança

A inspiração bíblica da missão da Pastoral da Criança é uma frase que a Dra. Zilda sempre repetia: eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância, Cf Jo 10, 10. Quem teve a feliz oportunidade de conviver com ela ouviu muitas vezes também sobre a importância da linda missão de vocês, líderes, pela promoção e o desenvolvimento das crianças, gestantes e suas famílias.

Nossa missão é continuar sendo a presença do amor solidário de Deus nesse mundo. Cada um de nós deve continuar o caminho de solidariedade, da partilha fraterna, da missão que nasce da fé em favor da vida, e que tem se multiplicado de comunidade em comunidade. 

Líder, por isso, também nesse momento de enfrentamento à COVID-19 (coronavírus), sua presença na vida das famílias mais pobres é a manifestação viva do amor de Deus para com os mais frágeis, para com aqueles que mais necessitam da bondade e do carinho de Deus. Vocês são a grande força que move a Pastoral da Criança e não podem parar! 

Afinal, graças ao trabalho incessante da Dra Zilda e à dedicação de cada um de vocês, a história do Brasil nos últimos 37 anos foi marcada pela vitória da vida contra a morte precoce de crianças e gestantes e é isso que devemos continuar lutando para garantir nesse momento delicado que estamos passando. 

Entendemos que as ações da Pastoral da Criança realizadas por vocês, líderes, e a missão de levar informações sobre saúde e prevenção para as famílias acompanhadas devem ser intensificadas, seguindo rigorosamente as recomendações abaixo, uma vez que nossa atividade está na primeira linha de atuação em saúde, que é a prevenção.

Recomendações da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

1. Nos municípios em que o comércio e outros serviços forem suspensos, a orientação é:

Seguir sempre a orientação da Igreja local bem como da Secretaria Municipal de Saúde.
  • Visita domiciliar: fazer acompanhamento das crianças e gestantes por meio eletrônico. Usar o aplicativo Visita Domiciliar e outros meios de comunicação, como o site e o facebook da Pastoral da Criança. Importante ter este contato para ajudar com as dúvidas, em especial sobre o coronavírus.

  • Celebração da Vida: suspender temporariamente. Retornar quando as autoridades locais permitirem.

Nestes municípios onde tem vírus circulante é importante ficar atento se há pessoas passando fome, sem acesso a remédios ou outras grandes dificuldades.

Criar formas de fazer chegar a solidariedade sem contaminar ou ser contaminado. Convocar os jovens da comunidade a atuar com cuidado e solidariedade.

2. Nos municípios em que não há determinação de fechamento do comércio ou outros serviços:

Seguir sempre a orientação da Igreja local bem como da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o aval do maior epidemiologista em nível mundial em cuidados com crianças e gestantes, e pesquisador da Pastoral da Criança há mais de 30 anos, Dr. Cesar Victora, estabelecemos o seguinte procedimento para os locais em que não há restrição emitida por autoridade:

Manter as atividades de visita domiciliar e Celebração da Vida, seguindo rigorosamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

  • Visita domiciliar:
    • Use máscara. 
    • Lave as mãos com água e sabão; use álcool 70%.
    • Mantenha distância de 2 metros entre você e as pessoas. Converse preferencialmente ao ar livre.
    • Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
    • Cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente).
    • Pessoas doentes ou com problemas que deixam seu organismo mais frágil não devem fazer visitas.

  • Celebração da Vida:
    • Celebração da Vida com no máximo 50 pessoas (dividir em grupos, se necessário); dar prioridade às crianças pequenas e gestantes.
    • Ambientes bem arejados.
    • Pessoas doentes não devem participar.
    • Importante o uso de máscara.
    • Evitar aglomerações, mantendo distância de 2 metros entre uma pessoa e outra.
    • Aproveitar o momento e mostrar a forma correta de lavagem das mãos, conforme vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2h8vc-voPNQ

Saiba mais:  https://infectologia.org.br/2022/03/22/recomendacoes-sobre-o-uso-de-mascaras-no-atual-cenario-epidemiologico-quem-quando-e-qual-mascara-utilizar/

Importante aproveitar estes momentos para orientar as famílias sobre como prevenir a infecção por coronavírus.

Seguindo as recomendações acima, as Visitas Domiciliares podem ser realizadas em boa parte dos municípios brasileiros, mantendo nossa ação missionária de levar levar Vida Plena para todas as famílias, gestantes e crianças, bem como ser a presença de Deus nesse momento em que a união comunitária e o espírito de que somos todos uma mesma família deve prevalecer. 

Para que vocês, líderes, estejam bem informados e saibam passar as orientações corretas e atualizadas, sem fake news, a Pastoral da Criança está disponibilizando este material educativo, bem como diversas mensagens direto no seu appVisita. Aqui você encontrará informações sobre o coronavírus, sobre a epidemia e, principalmente, todas as orientações que devemos seguir para a proteção de toda a comunidade. São informações oficiais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, entre outros órgãos sérios e competentes.




Você está aqui: