Formas de TRANSMISSÃO

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período de incubação é o tempo entre ser infectado pelo vírus e o início dos sintomas da doença. As estimativas atuais do período de incubação variam de 1 a 14 dias, mais frequentemente ao redor de 5 dias. Essas estimativas estão sendo atualizados à medida que mais dados se tornam disponíveis.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas (assintomáticos ou na fase pré-sintomática).

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Há ainda um estudo da China sobre contaminação por fezes, o qual mostrou que, das 10 crianças avaliadas, 8 apresentaram teste de fezes positivo para coronavirus mesmo depois do teste do nariz e da gargante ter dado negativo (XU et al, 2020). Por isso, é muito importante que se tenha cuidado com a higiene na troca de fralda das crianças e idosos, pois pode haver o risco de contaminação.

Saiba mais aqui: https://www.nature.com/articles/s41591-020-0817-4#Tab1

Fonte: Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS).


Você está aqui: