O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança reúne pessoas de fé e de boa vontade para assumirem compromissos ao longo do ano com a infância ao redor do mundo. Este dia foi lançado no Brasil em 2009. A iniciativa faz parte da Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), em colaboração com instituição Arigatou Internacional, do Japão. As atividades acontecem na semana do dia 20 de novembro de cada ano. Este é um período mais intenso de orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças, em especial as mais vulneráveis.
A Convenção dos Direitos da Criança proclamada em 20 de Novembro de 1989 manifesta que toda criança tem direito à vida e precisa de:
- amor, atenção e cuidado dos pais e familiares;
- condições para o desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social;
- oportunidade para uma crença;
- tempo para descansar e brincar livremente.
Participam do Dia de Oração e Ação pela Criança as organizações públicas, sociais e religiosas, como igrejas cristãs, tradições religiosas africanas, indígena, judaica, budista, muçulmana, espírita, bahá’i, hare krishna, cigana dentre outras.
Desde a fundação da GNRC no ano 2000, as tradições religiosas que integram a Rede assumiram o compromisso de mobilizar recursos e medidas interreligiosas de comunicação e diálogo contra todas as formas de negação dos direitos das crianças. Junto com o dia de Oração e Ação, os integrantes da GNRC promovem o programa de Educação Ética Aprender a Viver Juntos e a mobilização de recursos para acabar com a pobreza infantil.
A sociedade civil e as tradições religiosas devem estar cada vez mais articuladas e atentas para participar da construção de políticas públicas de qualidade para as crianças. Além disso, exigir que os recursos sejam previstos no orçamento e bem aplicados nessas políticas. As diferentes tradições religiosas dispõem de capilaridade e podem atuar de maneira articulada para promover com coragem os direitos das crianças e adolescentes. Esta é uma maneira de rezar e agir pela criança.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- Saiba mais sobre a Pastoral da Criança
- >
- Rezar e agir pela criança