Prestação de Contas da Coordenação de Comunidade à Coordenação Paroquial
- O Coordenador de Comunidade que receber recurso da coordenação paroquial deve assinar um recibo de comunidade para o coordenador paroquial lançar em seu demonstrativo de despesas realizadas. Este recurso é para desenvolver as ações básicas de saúde, nutrição e educação na comunidade, podendo pagar despesas com o lanche para o dia da Celebração da Vida, despesas com as Reuniões para Reflexão e Avaliação, entre outros gastos necessários para o desenvolvimento do trabalho.
- A coordenação da comunidade deve anotar mensalmente em um caderno ou livro ata todas as despesas efetuadas com todos os recursos em nome da Pastoral da Criança, discriminando o valor e os produtos adquiridos. A comunidade demonstrará sua transparência quanto aos gastos efetuados colocando esse caderno a disposição de quem quiser saber como são usados os recursos da Pastoral da Criança.
- Nas comunidades onde é possível se ter algum tipo de comprovante de despesa, estes podem ser colados no próprio caderno. Nesse caderno de anotações também poderão ser registrados eventos ocorridos na comunidade como: visita da coordenadora paroquial, festas comemorativas das Pastoral da Criança, etc.
Importante: referente ao recurso que a comunidade recebe direto da coordenação nacional, na conta pix da comunidade, não é preciso emitir recibo de comunidade para a coordenação paroquial.
Prestação de Contas da Coordenação Paroquial à Coordenação Diocesana
- A prestação de contas das coordenações paróquias deve ser enviada mensalmente para a coordenação diocese.
- Todas as despesas realizadas pela coordenação paroquial e equipe, para acompanhar as comunidades, realizar capacitação de líderes e participar reuniões, deverão ter seus documentos comprobatórios originais colados no “Demonstrativo de Despesas Realizadas” enviada a Diocese. Quando houver capacitação de líderes, anexar também a lista de presença.
- A coordenação paroquial só deverá assinar o recibo de repasse mediante o recebimento do recurso. Importante: Nunca se deve deixar recibos em brancos assinados.
- Todos os valores arrecadados no mês deverão ser lançados como receitas no “Demonstrativo de Despesas Realizadas”, tais como: repasses realizado pela coordenação diocesana, repasses realizado pela coordenação nacional (para paróquias com conta cadastrada) e recursos arrecadados localmente (doações/promoções).
- A prestação de contas poderá ter saldo de um mês para o outro.
- A coordenação diocesana deve emite parecer, fazer cópia para arquivo e enviar mensalmente a prestação de contas original para a Coordenação Nacional.
Observação: Para paróquias com apenas uma comunidade ativa e que não possuem conta cadastrada para receber recurso direto da coordenação nacional, será considerado como prestação de contas, o recibo de comunidade que for assinado quando a paróquia receber recurso da coordenação diocesana. Este recibo será lançado como despesa na prestação de contas da coordenação diocesana.
Prestação de Contas da Coordenação de Área à Coordenação Diocesana
- A coordenação de área faz parte da equipe diocesana e por isso suas despesas devem ser enviadas à coordenação nacional junto com as despesas da coordenação diocesana.
- A coordenação de área ao receber o recurso da coordenação diocesano, deverá assina um recibo para simples controle da coordenação diocesana.
- Após realizadas as despesas, a coordenação de área deverá entregar a coordenação diocesana todas as notas referentes às despesas realizadas com os recursos recebidos;
- A coordenação diocesana por sua vez deverá anexar os comprovantes da área em sua prestação de contas e encaminhá-la à coordenação cacional;
- Lembrando que o recibo assinado pela coordenação de área no recebimento do recurso deverá permanecer arquivado na coordenação diocese pois foi feito somente para controle dos repasses.
Resumo de como prestar contas – Paróquias
- Coordenação paroquial receber o recurso;
- Lança todos os valores recebidos como receita no “Demonstrativo das Despesas Realizadas”;
- Realiza os gastos para dinamizar a Pastoral da Criança (repasse para os coordenadores de comunidade, capacitação de líderes, entre outros);
- Organiza os comprovantes das despesas efetuadas, cola as notas em folha sulfite e faz a numeração de cada um;
- Lança todas as despesas no “Demonstrativo das Despesas Realizadas” de acordo com as orientações;
- Encaminha mensalmente para a coordenação diocese a prestação de contas original.
Resumo de como prestar contas – Áreas
- Coordenação de área recebe o recurso;
- Assina recibo para a coordenação diocesana;
- Realiza os gastos (visitas as Paróquias);
- Organiza os comprovantes originais das despesas efetuadas e encaminha mensalmente para a coordenação diocesana.
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