Olá, paz e bem!

 

Você está participando de uma nova forma de fazer a capacitação para se tornar Articulador de Saúde da Pastoral da Criança. Chamamos essa modalidade de e-Capacitação, pois agora você não necessitará mais utilizar o Manual em papel. Nós transformamos todo o conteúdo dele em uma versão eletrônica, o e-Articulador. Com essa nova possibilidade, podemos acrescentar mais conteúdo além de dinamizar os conteúdos com vídeos, áudios e outros meios.

Vamos conhecer um pouco mais sobre  como ele funciona?

Foi elaborado para facilitar a formação dos nossos voluntários que desejam se tornar articuladores de saúde da Pastoral da Criança. Nele é possível acessar todo o conteúdo necessário a ser estudado, por meio de textos e fotos É uma ferramenta valiosa que enriquecerá os encontros presenciais com os capacitadores e trará mais dinâmica a formação dos nossos articuladores de saúde.

Para facilitar o aprendizado e o aperfeiçoamento dos articuladores de saúde, cada etapa será dividida em dois níveis: 

Básico é todo o conteúdo obrigatório que o articulador precisa saber para ser ponte entre a comunidade e o conselho.

Complementar é o conteúdo que poderá ajudar a aprofundar os assuntos tratados no conteúdo básico.

Cada etapa terá a seguinte estrutura, dividida nos níveis:  

Tópicos: São os conteúdos estruturados por assuntos.

Dentro dos tópicos, teremos, além dos conteúdos, dois botões: 

Botão “Treinar”: São perguntas que contextualizam o conteúdo teórico em situações concretas. Não contará como avaliação, mas como um auxílio para  fixar o conteúdo dos tópicos. Também servirá para oarticulador de saúde se situar no progresso do estudo, já que à medida que for respondendo os treinos, a barra de progresso no ícone do tópico irá sendo preenchida. Quando a barra estiver completamente preenchida, quer dizer que o articulador já realizou todos os treinos daquele tópico. Para ajudar no aprendizado, cada resposta será acompanhada por uma justificativa sobre a mesma, mostrando onde há erro e acerto, e o porquê.  

Botão “Treino realizado”: Funcionará como um gabarito, onde estarão salvas todas as perguntas respondidas no treino, assim como suas justificativas.   

Avaliação:  para finalizar uma determinada etapa,  deverá fazer  avaliações distintas, correspondentes para cada nível (básico e  complementar). A quantidade de perguntas na avaliação vai depender da quantidade de conteúdos do nível da etapa. As perguntas utilizadas na avaliação poderão ser as mesmas do treino.

Por predefinição, todas as etapas estarão abertas para o estudo no nível básico. O avanço para outros níveis dentro das etapas se dará mediante realização da avaliação da etapa naquele nível, sendo aprovado com um índice de acerto superior a 70%.Cada nível de aprendizado na etapa somente será finalizado após a resolução da avaliação final daquele nível. Caso o usuário não consiga alcançar a média, ele não conseguirá avançar para um outro nível, podendo repetir quantas vezes quiser, até alcançar a média necessária. Quando o usuário conseguir finalizar a etapa, ele pode avançar para um novo nível na mesma etapa. 

Certificação: Para se tornar articulador de saúde, cada voluntária/o deverá finalizar pelo menos os níveis básico e complementar completos. 

Mediação do e-Capacitação

Uma outra novidade importante nesta nova metodologia é que além do capacitador, teremos também uma outra pessoa que ajudará no caminho e na dinamização da turma. Esta pessoa terá a função de mediador do e-Capacitação. Ele contribuirá na dinamização, na organização dos encontros presenciais e também no auxílio das questões práticas relacionadas ao aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, com o e-Capacitação e também com a parte de tecnologia.

Seu perfil é de alguém que tem facilidade em usar celular, baixar aplicativos, instalar cartão de memória nos celulares e animar os articuladores de saúde em seu aprendizado eletrônico. O capacitador continuará tendo a mesma função que exerce hoje, nas capacitações convencionais, participando de alguns dos encontros presenciais. 

Encontros Virtuais.

Queremos estimular  a estudarem de maneira mais autônoma, em qualquer lugar. Por isso, no e-Capacitação, os encontros virtuais (em tempos de isolamento social), terão o objetivo de conversar sobre os conteúdos estudados individualmente. Mesmo com essa possibilidade de estudo individual, não queremos romper o vínculo com a comunidade e com o grupo, pelo contrário, agora, os encontros servirão para tirar dúvidas, conversar sobre os principais questionamentos e falar das experiências obtidas com essa nova metodologia.O mediador local terá a tarefa de organizar o calendário de encontros, assim como mobilizar a turma para que todos participem.

Você está aqui: