A Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) é o momento em que os líderes, juntos, podem estudar a situação das famílias que acompanham, discutir os resultados de cada mês e ficar animados a buscar soluções para as dificuldades encontradas. Orienta-se que ela aconteça nos primeiros dez dias de cada mês, tendo como base as informações coletadas no mês anterior.
O método de estudo do Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar, o mesmo usado nos encontros presenciais desta capacitação, vai ajudar a organizar e realizar a RRA. Essa reunião tem por base os indicadores que constam no botão “Resumo do Mês” no menu principal deste aplicativo e também a vivência de vocês e das famílias acompanhadas. Estes indicadores orientam a reflexão e as discussões sobre a situação das gestantes e crianças. A Folha de Registro das Ações da Comunidade também é usada. O apoio na Bíblia, os conteúdos desta capacitação e outros materiais disponíveis enriquecem a reflexão feita na reunião.
Antes da reunião, é fundamental que cada líder tenha sincronizado seu aplicativo, para que as informações sobre as crianças e gestantes que acompanham apareçam no “Resumo do mês” (só funciona com internet). Com as informações de cada líder disponíveis fica mais fácil Ver e Julgar como está a situação das crianças e gestantes da sua comunidade. Isso torna possível planejar o Agir para tentar mudar essa situação. Com isso também é possível Avaliar e Celebrar cada progresso alcançado.
Cada informação disponibilizada pelos líderes, via aplicativo, é de grande importância para a Pastoral da Criança e para toda a sociedade, influenciando inclusive nas políticas públicas.
Por meio da sincronização do aplicativo feita pelos líderes, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança recebe informações da situação de gestantes e crianças de todo Brasil, que ficam disponíveis no Sistema de Informação. Desse modo fica mais fácil conhecer:
- como está a saúde das gestantes e crianças acompanhadas;
- como as crianças estão crescendo, aprendendo e se desenvolvendo;
- o que está indo bem na caminhada e que ações precisam ser fortalecidas; e
- os resultados alcançados.
Os dados de cada comunidade podem ser vistos na internet, no nosso Sistema de Informações, através do link http://nsi.pastoraldacrianca.org.br
Folha de registro das ações da comunidade
Para ajudar na realização da Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) orienta-se o uso da Folha de registro das ações na comunidade. Nela são anotados:
- Data de preenchimento da folha.
- Pontos de atenção que surgirem após avaliação do indicadores do “Resumo do mês”.
- A causa que provocou este ponto de atenção.
- A ação que será desenvolvida para solucionar este ponto de atenção.
- Quem será o responsável pela ação.
- Quando será realizada esta ação.
- Como está a realização da ação (este dado só será colocado nos próximos meses, para ver se a ação deu certo ou não).
Deve ser feita apenas uma folha de registro por comunidade, a qual deve ficar com a coordenação de comunidade. Se houver alguma ação a ser realizada pela coordenação de paróquia ou diocese, a coordenadora de comunidade deve encaminhar uma cópia ou foto desta folha de registro para a coordenação de paróquia e conversar com ela sobre as ações que poderão ser tomadas.
Todo mês, após avaliação dos indicadores do “Resumo do mês”, os líderes devem retomar a folha de registro do mês anterior e verificar se as ações foram realizadas e se sim, marcar um X na coluna “Realizada”. Se não, marcar um X na coluna “Não Realizada” e agendar uma nova data para realização.
Acesse a folha aqui.
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