O Museu da Vida valoriza o brincar e por isso oferece espaços e brinquedos que favorecem esse momento, dando a chance da livre escolha da criança de quê e como brincar, mostrando respeito por ela e por seu desenvolvimento integral. 

A Rua do Brincar, entre os espaços e exposições interativas, tem o objetivo de proporcionar às crianças a oportunidade de vivenciar diversas experiências ao ar livre, estimulando a construção espontânea do aprendizado, através das brincadeiras.

Ao brincar livre, as crianças junto com outras crianças, suas famílias e responsáveis, resgatam  brincadeiras tradicionais, como pular corda,  amarelinha, caçador, pega-pega, entre outras, estimulando as interações e a valorização cultural, promovendo o desenvolvimento físico, mental, e social das crianças e também de jovens, adultos e idosos, aproximando assim diferentes gerações. Essa interação afasta as crianças dos perigos e celebra a comunhão entre elas, beneficiando seu desenvolvimento.

Parede sensorial

Essa proposta  oferece um painel com brinquedos e objetos de variados sons, cores e texturas possibilitando diferentes experiências para que bebês e crianças possam receber os estímulos motores e sensoriais enquanto brincam. Durante a infância, estimular os sentidos é fundamental para garantir o desenvolvimento motor, intelectual, social e também emocional. 

Ao brincar com estímulos sensoriais, os pequenos desenvolvem ações básicas de habilidades cognitivas, construindo e aprimorando seu conhecimento.

Assim observam, tocam e sentem as texturas e sons, se concentram, raciocinam, se comunicam, planejam estratégias, exercitam sua coordenação motora e ao descobrir e repetir essas experiências aprendem e se desenvolvem.


Mesa d’água

A movimentação da água nos diferentes níveis da mesa formando uma cascata, somado as pedras de variados tamanhos e formatos estimulam a curiosidade dos bebês e crianças, oportunizando o contato direto a elementos naturais, oferecendo estímulos sensoriais, sobretudo quando a criança toca na água e pisa descalça sobre as pedras e na água que cai ao chão renovando seu ciclo.

Essa experiência além de entreter e acalmar as crianças, promove a criatividade, elaboração de estratégias, a coordenação motora fina, pelo controle de movimentos suaves e precisos das mãos e pés e coordenação motora ampla, uma vez que há espaço para sua movimentação livre, como correr, caminhar, mexer os braços, pernas e mãos, se inclinar para frente e para trás, por exemplo.


Parede de escalada e twister gigante

Estimulam o raciocínio, a habilidade física e a coordenação motora dos pés e das mãos, promovendo as brincadeiras em equipes.



Você está aqui: