A criança precisa de amor, atenção, alimento, sono e, também, carece do brincar. Afinal, brincar é uma necessidade e um direito. Por saber do valor dessa atividade para o desenvolvimento da criançada, a Pastoral da Criança e o Museu da Vida incentivam as brincadeiras no ambiente familiar e comunitário.
Neste espaço, as crianças podem experimentar diversas experiências por meio do livre brincar, onde ela pode ser o que quiser e explorar os variados materiais e recursos para suas brincadeiras. A imaginação da criança, quando encontra espaço e tempo para ser estimulada, é favorecida para a aquisição de habilidades e competências que irão acompanhá-la positivamente por toda a vida.
O Cantinho do Brincar além de oferecer estas oportunidades, serve de inspiração para que famílias, cuidadores e professores criem os cantinhos do brincar em casa, comunidade, creches, escolas e demais locais que as crianças frequentam para que assim elas possam se fantasiar, brincar de faz de conta, com blocos de construção, jogos, olhar livros, ouvir histórias, se fantasiar, desenhar, socializar, criar brinquedos e brincadeiras, passar por obstáculos que as desafiam a realizar movimentos como subir, descer, pular, criar estratégias, promovendo pequenos “riscos” e experiências e assim movimentar o corpo e estimular diversas áreas para que aprendam e se desenvolvam plenamente.
- e-Capacitação
- >
- Museu da Vida da Pastoral da Criança
- >
- Cantinho do Brincar
- >
- Cantinho do Brincar