A vocação dos líderes da Pastoral da Criança é, principalmente, multiplicar o saber e a solidariedade. O líder mora na própria comunidade, ele acompanha até 15 crianças menores de 06 anos e + gestantes. Ele desenvolve três atividades que são muito importantes: as Visitas Domiciliares às famílias, o Dia da Celebração da Vida e as Reuniões para Reflexão e Avaliação entre os líderes da comunidade. Essas atividades são mensais e caracterizam o trabalho da Pastoral da Criança.
Visita Domiciliar
É o contato mais próximo entre o líder da Pastoral da Criança e as famílias que ele acompanha. Nas visitas, o líder tem a possibilidade de conhecer melhor a família e partilhar conhecimentos e experiências sobre nutrição, higiene, cidadania, gestação, prevenção de doenças e acidentes, educação infantil, entre outros. É nessa ocasião que o líder analisa, junto com a família, o que pode ser melhorado no cuidado com as crianças, na gestação ou no convívio familiar.
Celebração da Vida
O Dia da Celebração da Vida é outra atividade importante que o líder da Pastoral da Criança realiza. Nesse dia, que acontece uma vez por mês, as famílias se reúnem para celebrar as gestantes e crianças que estão bem e para se ajudar quando estão em dificuldades.
O encontro é um momento de fortalecer o sentimento de família, tornando possível unir as pessoas para “viverem em comum”, que é o sentido de comunidade. Nele são estreitados os laços de fraternidade entre gestantes e seus companheiros, mães, pais, familiares e é valorizada a responsabilidade de uns pelos outros. Todos se juntam na busca de mudanças na melhoria da qualidade de vida das famílias e, portanto na das crianças e gestantes.
Reunião de Reflexão e Avaliação - RRA
É uma reunião que deve acontecer nos primeiros dez dias de cada mês, onde os voluntário e coordenadores estudam as situações das famílias acompanhadas, discutem os resultados de cada mês e celebram as soluções encontradas. A RRA acontece mensalmente na comunidade, depois de realizadas as visitas domiciliares e o dia da Celebração da Vida.
Casa Cinza: Estação de Sustentabilidade.
Em seu interior estão disponíveis embalagens com os nomes dos Estados brasileiros e o número de crianças acompanhadas pela Pastoral naquele estado, também dispõe de um jogo educativo de separação consciente de materiais recicláveis e uma esteira com mais informações sobre a Pastoral da Criança.
Casa Salmão: Mercearia.
Estão disponíveis revistas informativas da Pastoral da Criança que são entregues semestralmentes as líderes nas comunidades, além disso existem revistas fictícias com folhas em branco em que o visitante é convidado a escrever qual a sua opinião para melhorar o problema proposto em sua capa, nesta mercearia também estão expostas a origem dos recursos recebidos pela Pastoral e o o gasto por criança acompanhada.
É através das relações com a mãe e com todos os membros da família que a criança começa a formar uma boa imagem de si mesma, sentir-se membro de um grupo, capaz de aprender e de compreender o mundo.
A Pastoral da Criança trabalha diretamente com as famílias, justamente para orientá-las a cuidar melhor de suas crianças. Esta é a sua missão.
E para garantir que todas as famílias e crianças tenham acesso à saúde, à educação e ao bem-estar, a Pastoral trabalha em parceria com as instituições que existem na comunidade, promovendo assim uma grande rede de apoio para a promoção do desenvolvimento integral.
- e-Capacitação
- >
- Museu da Vida da Pastoral da Criança
- >
- Pastoral da Criança em Ação
- >
- Descrição da Exposição