A Pastoral da Criança Internacional
Além do Brasil, a Pastoral da Criança está presente em outros 10 países da África, Ásia, America Latina e Caribe
A experiência da Pastoral da Criança obteve tantos resultados positivos no Brasil que outros países com situações alarmantes de pobreza interessaram -se em implantar esta rede de solidariedade em seu solo. Grande parte das vezes, essas iniciativas pioneiras partiram de pessoas ligadas à igreja católica em cada um dos países.
A primeira Experiência Internacional
As primeiras participações de outros países em capacitações da Pastoral da Criança ocorreram nos anos de 1989 e 1991. Em 1995 um grupo de vinte e seis pessoas ligadas à igreja católica da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai visitaram o Brasil para conhecer a Pastoral da Criança, como parte de um convênio com CELAM, UNICEF E Cáritas - América Latina.
Contudo a expansão além fronteiras brasileiras ocorreu no Paraguai a partir do ano de 1996. Isso se deu através da Irmã religiosa espanhola Maria Eugênia Arena, conhecida como Irmã Mayu, que desde 1988 estava envolvida com a Pastoral da Criança.
|
|
|
|
Recursos para implantação, consolidação e expansão.
A ação internacional da Pastoral da Criança consiste na transferência de tecnologia e estímulo ao surgimento de experiências semelhantes à brasileira em outros países. Segundo a legislação do Brasil, entidades filantrópicas e declaradas de Utilidade Pública Federal não podem transferir recursos para atividades em outros países. Por isso, com a ajuda do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi fundada em 2008 a Pastoral da Criança Internacional, com sede em Montevidéu, Uruguai.
Prêmio Opus Prize.
Fundada em 1994, a Fundação Opus Prize é um órgão sem fins lucrativos que busca incentivar e reconhecer personalidades que estejam envolvidas em ações de combate a desigualdade; uma vez que estas demonstraram que é possível haver mudanças e lutar em combate a desnutrição, analfabetismo, doenças, violência e injustiça.
Em 2006, a Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o prêmio da terceira edição anual Opus, em uma cerimônia organizada pela Universidade de Notre Dame. “O Prêmio identifica inovadores sociais anônimos excepcionais e destaca suas abordagens empresariais únicas, o que dá poder aos mais desfavorecidos, oportunidades para os mais pobres e inspira outros a buscarem uma vida de serviço”. Deste modo, a médica sanitarista recebeu uma recompensa de U$1 milhão de dólares para que continue com o trabalho que une empreendedorismo e fé nas suas ações. Com isso o dinheiro foi usado para implantar a Pastoral da Criança Internacional.
Multiplicação dos Pães e Peixes.
Para a fundação Opus Prize, os vencedores do prêmio são as pessoas que exemplificam o ditado: "Dê a uma pessoa um peixe, e você a alimentou por um dia. Ensine uma pessoa a pescar, e você o alimentou por toda a vida." Desde sua criação, a Pastoral da Criança se baseia no evangelho da multiplicação dos pães e peixes para iniciar e organizar os trabalhos nas comunidades,presente em João, Capítulo 6. Segundo essa parábola, Jesus alimentou uma multidão com apenas cinco paẽs e dois peixes. Aproximação de ideias como essa fortalecem o trabalho voluntário na Pastoral da Criança.
Países, linguas e culturas.
O Guia do Líder e outros de nossos materiais educativos apresentam o desenvolvimento da criança durante a gestação e após o seu nascimento, bem como as transformações no corpo da gestante e os cuidados que ela deve ter. As orientações presentes nos materiais se mantém iguais nos diferentes países, mas a abordagem dada pela líder regionaliza esses conhecimentos.
Traduções: Alguns dos países que a Pastoral da Criança foi implantada falam português, tal como o Brasil. É o caso de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Para esses locais, não foi necessária a tradução, mas a variação linguística dentro do idioma pediram adaptações nos materiais, com a inclusão entre parênteses do modo como alguns termos são falados nos países.
Outros países possuem línguas diferentes do português, como espanhol, francês, inglês, kreol e tétum. Esse fato criou a necessidade de que os materiais educativos fossem traduzidos para as línguas oficiais de cada localidade. Dada a diversidade de culturas e de legislação também foi criado um Caderno de Orientações, onde há as leis e os direitos das gestantes e das crianças de cada país.
|
|
Logotipos: A diversidade de línguas e culturas também fez com que o próprio nome da instituição sofresse alterações, bem como cada país incluiu ou retirou elementos da logomarca.
|
|
|
Monóculos e Colher de medida de soro caseiro.
Móbile contendo monóculos com fotos dos países acompanhados pela Pastoral da Criança e ao centro colheres de medida do soro caseiro.
Água: fonte de vida e saúde!
O Brasil é um país tão rico, onde infelizmente ainda vivem milhões de pessoas em estado de grande miséria. Nos grandes bolsões de pobreza, muitas crianças menores de cinco anos morrem por causas que poderiam ser facilmente prevenidas.
A diarreia ainda mata cerca de 3 milhões de crianças nos países em desenvolvimento, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A desidratação pode levar à morte devido a perda de água, sais minerais e potássio. Quando cuidadas adequadamente, a maior parte das crianças com diarreia evolui sem desidratação e, dentre aquelas que desidratam, 95% podem ser reidratadas por via oral. O soro caseiro é a maneira mais rápida de evitar a desidratação em adultos e crianças.
O Soro Caseiro na Pastoral da Criança.
No início da Pastoral da Criança, a desnutrição, a fome e a desidratação eram as principais causas de mortes infantis. Para reverter esse quadro, a Pastoral da Criança adotou o uso do soro caseiro e dos sais de reidratação oral.
O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. O soro deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. A missão do líder da Pastoral da Criança não é só dar informação para a família acompanhada, é muito importante estar ao lado da mãe até que ela tenha confiança no Soro Caseiro. Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los a oferecer o soro sempre e em pequenas quantidades, observando os sinais de melhora.
“Vamos visitar para partilhar a solidariedade e o conhecimento que todas as líderes têm de como cuidar melhor das gestantes e das crianças para se desenvolverem com saúde”. Dra. Zilda Arns
Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para o preparo. As colheres são distribuídas gratuitamente para as famílias, com crianças e gestantes, acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos demais 11 países em que a Pastoral da Criança atua.
“Agentes pastorais realizam uma tarefa imensa acompanhando e promovendo os excluídos em todo o mundo, ao lado de cooperativas, dando impulso a empreendimentos, construindo casas, trabalhando abnegadamente nas áreas da saúde, desporto e educação”. Papa Francisco
Colher-medida do Soro Caseiro.
A colher-medida do soro caseiro, adotada pela Pastoral da Criança, é plástica, com as medidas exatas de sal e açúcar, que devem ser adicionadas a um copo de 200ml de água limpa.
O preparo do soro caseiro leva duas medidas de açúcar e uma de sal.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- Museu da Vida da Pastoral da Criança
- >
- Pastoral da Criança Internacional
- >
- Pastoral da Criança Internacional