A Mortalidade infantil entre crianças menores de 1 ano, é um dos indicadores mais importantes para avaliar a saúde de um país ou município.

Os indicadores de saúde são fontes de informações, que apontam tendências e contribuem para uma ação concreta e imediata. Por isso, ao verificar e informar mensalmente o total de mortes de crianças menores de 1 ano no município, o articulador terá também a oportunidade de propor soluções locais, que envolvam vários setores do serviço público, e assim, evitar que outras mortes aconteçam.

As soluções para evitar a morte de crianças podem ser encontradas na família, na comunidade, no serviço de saúde ou a partir da formulação e implementação  de políticas públicas. Pode ser também uma soma de esforços intersetoriais, como faz a Pastoral da Criança e como acontece, por exemplo, nas ações de Segurança Alimentar e Nutricional. Cada comunidade pode descobrir a forma de prevenir as causas pelas quais adoecem ou morrem as crianças no município.

A Pastoral da Criança atua desde 1983 em áreas pobres do Brasil, desenvolvendo ações básicas de saúde, nutrição, cidadania e educação comunitária, enfim, ações que ajudam a prevenir a mortalidade infantil e promover o desenvolvimento infantil.

As atividades são realizadas por milhares de voluntários junto às famílias e na comunidade e acontecem em conjunto com  as ações intersetoriais e articuladas com o Serviço de Saúde e demais políticas  ligadas à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e gestantes, junto aos Conselhos Municipais. A união de esforços e atuação articulada ajudam a evitar que as principais causas de mortalidade infantil do município continuem sem soluções.

Algumas estratégias educativas e informativas podem auxiliar na diminuição do sofrimento humano. Elas podem mostrar a responsabilidade dos pais e demais familiares e passar orientações para prevenir doenças e acidentes, cuidar do desenvolvimento de seus filhos, e em casos mais graves, saber a qual Serviço de Saúde levar as crianças. As medidas de educação e informação em saúde têm baixo custo e podem construir uma cultura de prevenção na saúde, voltada tanto para as famílias e a comunidade.

Painel de Mortalidade Infantil

http://svs.aids.gov.br/dantps/centrais-de-conteudos/paineis-de-monitoramento/mortalidade/infantil-e-fetal/

Você está aqui: