Encontram-se nessa classificação aquelas crianças cujo Índice de Massa Corporal (IMC) resultou em obesidade, ou seja, escore-z do IMC/idade maior que 3 desvio padrão (dp).
Resumo da situação e sugestão de como agir
- Houve um aumento não significativo de ↑ 0,49% de crianças com obesidade entre 2023 e 2024 no Brasil, passando de 4,4 para 4,5%.
- Dados preliminares mostram uma redução no % de crianças com obesidade em 2025 (jan a jun) no Brasil, para 4,4%.
- Sugestão de como agir:
-
- Retomar e ampliar o Acompanhamento Nutricional, por meio da e-Capacitação e-Acompanhamento Nutricional.
- Reforçar a necessidade de maior atenção para as crianças com excesso de peso, especialmente na visita domiciliar, pois pesquisas indicam que crianças acima do peso têm maiores chances de se tornarem adultos com excesso de peso.
- Incentivar o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes e o compatilhamento das e-cartelas, pois dessa forma elas têm acesso às orientação específicas para cada estado nutricional, de forma individualizada.
- Animar os líderes a incentivar a prática das hortas caseiras, para maior acesso a alimentos saudáveis pelas famílias.
- Estimular o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelas famílias, para que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos das e-Capacitações, em especial da e-Alimentação e e-Brinquedos e brincadeiras.
Brasil
Houve um aumento não significativo de ↑ 0,49% de crianças com obesidade entre 2023 e 2024 no Brasil, passando de 4,4 para 4,5%.
Dados preliminares mostram uma redução no % de crianças com obesidade em 2025 (jan a jun) no Brasil, para 4,4%.
O gráfico abaixo apresenta a situação de crianças da Pastoral da Criança com obesidade no Brasil entre 2023, 2024 e 2025 (jan a jun).
Para mais informações referentes ao seu estado e diocese, consulte os links abaixo:
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório anual 2025
- >
- Acompanhamento nutricional
- >
- % crianças com obesidade