Relatório dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas

Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) foram criados pela Pastoral da Criança para estimular e acompanhar como a criança está se desenvolvendo. São uma forma de começar e manter um diálogo com a família para os líderes verem junto com os pais  e familiares, quais situações do dia a dia podem ser oportunidades que a criança precisa para ir fazendo novas conquistas.
Compartilhando essa visão de como mães, pais e familiares podem incentivar o desenvolvimento de suas crianças, vocês estão multiplicando oportunidades para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.
É importante incentivar o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos para aprofundar o cuidado com o bebê e a criança, pois isso contribui  no acompanhamento e desenvolvimento integral.
A análise do relatório dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas do período do primeiro mês até 1 ano e 11 meses foi realizado pelo Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (LANPOP) da Universidade de São Paulo (USP), onde foram utilizados os dados dos IOCs coletados pelo aplicativo Pastoral da Criança + Gestante.
Os IOCs estão organizados faixas de idade, sendo destacados os percentuais apresentados por regiões nos anos de 2022, 2023 e também de janeiro a julho de 2024.

1 mês de idade  –  0 a 30 dias de idade


 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

A análise do IOC de emissão da certidão de nascimento até o primeiro mês de vida revela variações regionais importantes. Entre 2022 e 2023, todas as regiões mostraram melhorias nos índices de cobertura. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste mantiveram altos percentuais, acima de 90%, ao final do período analisado. A região Norte, embora tenha melhorado inicialmente, apresentou uma pequena queda mais recentemente. Vale destacar que os dados de 2024 ainda não foram completamente finalizados, o que pode influenciar as tendências observadas.

A análise do IOC de apoio domiciliar para o cuidado do bebê (Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?) até o primeiro mês de vida mostra uma leve tendência de aumento em todas as regiões ao longo dos anos.

Na análise do IOC de troca de olhares e carinho durante a amamentação até o primeiro mês de vida mostra uma estabilidade elevada nas porcentagens ao longo dos anos em todas as regiões. As variações regionais são mínimas, com todos os índices mantendo-se próximos e acima de 95%.

A análise do IOC de o bebê se acalma quando ouve a voz dos pais, é trocado ou embalado até o primeiro mês de vida mostra percentuais altos e estáveis em todas as regiões ao longo dos anos. As diferenças regionais são pequenas, com todas as regiões mantendo-se acima de 95%. Destaque para o aumento da região Centro-Oeste entre 2022 e 2023, o mesmo apresenta uma queda ao final do período analisado.


Sugestão de como agir:

  • Incentivem os líderes a visitarem semanalmente as crianças menores de seis meses, nas quais, com o aplicativo em mãos pelo recurso "visita domiciliar" conversem com calma a família sobre o desenvolvimento do bebê.
  • Orientem os líderes para que ao conversar com as famílias dos bebês sem certidão de nascimento destaquem a importância do documento. A certidão de nascimento é gratuita, e é o primeiro documento da criança como cidadã. A falta do registro de nascimento é uma violação a um direito fundamental de todas as pessoas: o direito a um nome. Além disso, não ter registro de nascimento causa às crianças dificuldades de acesso aos serviços mais essenciais, como saúde, assistência social e educação. 
  • Orientem os líderes para  acompanharem a mãe bem de perto, pois, em especial, nesta fase ela e família podem precisar muito de ajuda e de apoio.
  • incentivem os líderes a dar atenção aos outros IOCS que são fundamentais para o desenvolvimento integral do bebê como: a conversa com o bebê, a troca de olhares na amamentação, a alegria do bebê quando é tocado ou acariciado pelos pais. 


2 a 3 meses de idade– 60 a 90 dias de idade

 

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

A análise dos IOCs de interação e desenvolvimento infantil entre 2 a 3 meses de vida revela percentuais elevados de respostas "SIM" para os IOCs, que aumentaram ou permaneceram constantes em todas as regiões ao longo do período.

A análise do IOC de resposta do bebê com um sorriso quando a mãe ou o pai sorri para ele mostra percentuais elevados e consistentes em todas as regiões, com valores acima de 95%. A região Norte, apresenta uma leve queda entre 2022 e 2023.

A análise do IOC sobre o bebê acompanhar com o olhar quando alguém se movimenta na frente dele revela uma tendência de aumento gradual em todas as regiões entre 2022 e 2023.

A análise do IOC de capacidade do bebê de levantar a cabeça e os ombros, apoiando-se nos braços, quando colocado de barriga para baixo, mostra um aumento gradual nas porcentagens na maioria das regiões ao longo dos anos. No entanto, a região Norte apresenta uma leve queda em 2023, antes de recuperar o crescimento em 2024.

Na análise do IOC de frequência com que os pais pegam o bebê no colo para acariciar, falar e brincar, mesmo quando ele não esteja chorando mostra uma alta e consistente prática dessa interação em todas as regiões, acima de 95%.


Sugestão de como agir:

  • Reforçar que na visita domiciliar para que os líderes possam conversar com calma com as famílias sobre os IOCs. 
  • Incentivem o líder para conversar com a mãe sobre a importância da troca de olhares, do afeto e do carinho durante a amamentação, pois essa atitude reforça a ligação da mãe com o seu bebê. Além de incentivar o uso frequente de outros IOCs que são importantes no desenvolvimento dos bebês.
  •  Animem o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor do bebê que é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento.  É bem importante ficar atento a essa posição de bruços do bebê enquanto brinca, se possível que o líder consiga ver se o bebê alcançou ou não esse IOC, e aí sugerir aos pais a importância de oferecer brinquedos e objetos seguros para estimular esse desenvolvimento. E orientar a família que para dormir o bebê deve ficar sempre de barriga para cima.
  • É bom que o líder esclareça para a família o quanto é importante dar atenção a todos os IOCS, em cada faixa etária, do desenvolvimento do bebê. O bebê necessita ficar bem à vontade para aprender a controlar os movimentos do seu corpo.

 



4 e 5 meses de idade– 120 a 150 dias de idade

 

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

A análise dos IOC de desenvolvimento e interação para bebês de 4 a 5 meses revela percentuais altos e estáveis nas respostas "SIM" nas diversas regiões, com tendência de aumento ou manutenção ao longo do período.

O indicador de que o bebê mostra que reconhece as pessoas que estão sempre com ele apresenta percentuais altos e estáveis, acima de 95%, em todas as regiões entre 2022 e 2024. Observa-se uma leve oscilação nas regiões Sul e Centro-Oeste. 

No indicador de que o bebê vira a cabeça ao ouvir um barulho atrás de si, também há uma alta frequência de respostas positivas, com todas as regiões mantendo-se próximas a 95% ou acima. 

A análise do indicador de que os pais animam o bebê a tentar pegar objetos próximos mostra um leve aumento ao longo do período. Todas as regiões mantêm percentuais altos, entre 90% e 95%. Observa-se, uma leve queda entre 2023 e 2024 nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O indicador de que o bebê consegue ficar sentado com apoio teve leve tendência de aumento nas regiões, com percentuais um pouco mais baixos que os demais, próximos de 85%. Observam-se flutuações nas regiões Sudeste e Sul ao longo do período.


Sugestão de como agir:

  • Incentivar os líderes na orientação da família. Nessa idade o bebê precisa de cuidados e apoio para sentar. Assim ele vai aprendendo a se sentar sozinho
  • Essa posição ajuda o bebê a  ver e pegar mais coisas e a se preparar para ficar de pé. As brincadeiras e movimentos fazem com que o cérebro receba mais informações.
  • Motivar os líderes para conversar com as famílias e orientar a como colocar o bebê sentado com apoio, e a ficar atentos aos seus movimentos aproveitando para brincar, conversar e estimular o bebê.
  • Lembrar o quanto é importante a visita domiciliar  para que os líderes possam conversar com as famílias sobre os IOCs.

 

 

6 a 8 meses de idade – 180 a 240 dias de idade

 

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

O IOC de que os pais ou cuidadores oferecem oportunidades para o bebê se relacionar com outras pessoas apresenta percentuais altos e constantes, acima de 95%, em todas as regiões entre 2022 e 2024. 

O IOC de que as pessoas da família incentivam o bebê a brincar com objetos apresenta percentuais constantes em todas as regiões, próximos a 95%. Observa-se uma leve queda na região Norte entre 2022 e 2023.

Para o IOC de que o bebê pega objetos e brinca com eles de diversas formas (batendo, jogando, rasgando), as porcentagens de respostas "SIM" são altas, com leves oscilações em todas as regiões, exceto no Centro-Oeste, que se manteve constante. A região Sul apresentou uma leve queda ao final do período.

No IOC de que as pessoas da família se comunicam com o bebê de diversas maneiras, usando sons, gestos e palavras, todas as regiões, com percentuais próximos a 95% ao longo dos anos. No

entanto, há uma leve oscilação na região Sul e Norte.


Sugestão de como agir:

  • Lembrar sempre que a visita domiciliar é uma oportunidade  de orientar os pais para oferecer brinquedos e objetos para o bebê  bater, jogar e rasgar. Isso  vai criar e reforçar noções de tamanhos, formatos, cores e possibilidades.
  • Incentivar os líderes  para levar essa informação às famílias: brincando com objetos o bebê aprende que quando faz uma coisa acontece outra. Gosta de pegar um objeto, jogar ao chão para ver como elas caem. É um excelente estímulo para o desenvolvimento.
  • Os líderes podem orientar as mães a colocar os brinquedos numa distância razoável, isso incentiva o bebê a demonstrar interesse e ir ao encontro do brinquedo ou objeto para pegar. Além de dar atenção aos demais IOCs.


9 a 11 meses de idade – 270 a 330 dias de idade

 

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

O IOC de que o bebê usa objetos para se comunicar, como apontar, bater palmas ou dar adeus mantém-se em níveis elevados e relativamente estáveis em todas as regiões, com percentuais próximos a 90% ao longo dos anos.

O IOC de que as pessoas da família dizem o nome dos objetos e falam sobre as atividades realizadas com o bebê apresenta uma leve oscilação, assim como o IOC anterior, na região Centro-Oeste, mas permanece com percentuais elevados, acima de 90%. 

Para o IOC de que as pessoas da família arranjam espaço para o bebê aprender a se movimentar por conta própria, os percentuais são consistentemente altos em todas as regiões, com algumas pequenas oscilações. Observa-se uma leve queda na região Centro-Oeste entre 2022 e 2023, enquanto, no mesmo período, a região Norte apresenta uma melhoria em seu indicador. 

O IOC de que o bebê anda com apoio apresenta maiores variações entre as regiões. A região Norte mostra um aumento inicial significativo em 2023, assim como a região Centro-Oeste. Outras regiões, como o Sudeste melhoraram seus percentuais, os valores ficaram entre 75 e 85%.


Sugestão de como agir: 

  • Incentivem os líderes para que orientem e conversem com as famílias sobre esse cuidado. Para o bebê aprender e se desenvolver é importante contar com o apoio, ajuda e presença das pessoas.
  • Na Celebração da Vida o brinquedista e brincador podem incentivar e orientar as famílias para que brinquem e apoiem os pequenos movimentos do bebê.  


1 ano a 1 ano e 11 meses de idade (12 a 23 meses) – 365 a 690 dias de idade


 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

No ano de 2022, no período do IOC de 1 ano a 1 ano e 11 meses, não foram verificadas observações suficientes para serem incluídas na análise. Estatisticamente, as porcentagens foram relativamente baixas (entre 0% e 1,75%), sugerindo uma possível limitação relacionada à idade das crianças incluídas na análise. 

O IOC de que as pessoas da família falam e conversam com a criança apresenta percentuais, acima de 90%, em todas as regiões analisadas entre 2023 e 2024. Observa-se que apenas três regiões estão presentes na análise. Além disso, os dados de 2024 ainda não foram completamente fechados, podendo haver uma oscilação para cima ou queda conforme novos dados sejam adicionados.

O IOC de que a criança entende quando pedem alguma coisa para ela mantém percentuais altos e consistentes em todas as regiões, com valores próximos de 95%, a região sudeste não entrou na análise.

O IOC de que a criança se comunica usando pequenas frases mostra uma tendência de aumento em todas as regiões ao longo do período analisado. 

Para o IOC de que a criança tem espaço seguro para andar, correr e brincar, os percentuais permanecem altos e próximos a 90%, com variações entre as regiões. A região Sudeste apresenta estabilidade ao longo do período, enquanto as demais regiões mostram uma leve melhora na taxa de respostas "SIM" em 2024. 


Sugestão de como agir:

  • Capacitem os líderes e brinquedistas no desenvolvimento infantil, assim poderão acompanhar melhor, como a criança aprende e se desenvolve.
  • Incentivem a comunicação da família com a criança e utilizem como motivação os Dez Mandamentos para a Paz na Família.
  • Continuem desenvolvendo as habilidades da criança com a fala, é preciso estimulá-la. O jeito mais natural de fazer isso é conversar com a criança, contar histórias, mostrar objetos e figuras e incentivá-la a se expressar.


Abaixo destacamos um IOC na faixa etária de 2 à 6 anos, que apresentou menor percentual nos anos de 2022 e 2023. Também os dados de janeiro a julho de 2024.


2 anos a 3 anos e 11 meses de idade (24 meses a 47 meses)


 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

Dentre os IOCs de crianças acompanhadas no período de 2 a 3 anos de idade percebemos o menor percentual foi “A criança brinca de faz de conta?” chegando a 97,7 em 2022 e 2023. O Mesmo indicador de janeiro a julho de 2024 atingiu 97,8%.


Sugestão de como agir:

Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber mais informações sobre o desenvolvimento do bebê e da criança.

Incentivem os líderes para orientar a observar a interação da criança no ambiente familiar enquanto realiza a visita e oriente as família sobre a importância de oferecer oportunidade para o brincar de faz de conta, deixando objetos e brinquedos a disposição da criança. 

Animem os líderes para orientar e conversar com as mães. Nessa faixa etária as crianças são curiosas e gostam de mexer em tudo. por isso é preciso muita atenção e paciência para ensinar sem usar violência e evitar o excesso de telas que podem prejudicar a saúde da criança. O brincar de faz de conta é muito importante para o desenvolvimento, pois ela inventa, imita e cria o seu brincar de acordo com seu entendimento de mundo e relações.

Incentive as famílias a brincarem com seus filhos.


4 anos a 5 anos e 11 meses de idade (48 meses a 71 meses)

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 

Dentre os IOCs de crianças acompanhadas no período de 4 a 5 anos de idade percebemos o menor percentual foi “A criança frequenta a pré-escola?

Chegando a 91,2% em 2023 e 93,2% em 2024. O Mesmo indicador de janeiro a julho de 2024 atingiu 91,4%.

Sugestão de como agir:

Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber mais informações e melhor conhecimento sobre o desenvolvimento da criança e o direito à educação.

Na idade dos 4 anos é importante estar atento se a criança está dentro do período de matrícula pré-escolar (ter 4 anos completos até dia 31 de março). A matricula pré-escolar é obrigatória, um direito da criança.

Reforçar sobre a importância de vaga para todas as crianças em idade pré-escolar e que a educação oferecida seja de qualidade. Bem como estrutura segura, materiais e recursos de qualidade, espaços para brincar, profissionais capacitados e alimentação saudável.

 


Saiba mais sobre todos os indicadores.

Relatório dos (IOCs) em 2022 e 2023

Relatório dos (IOCs) de janeiro a julho de 2024


Para acompanhar a evolução dos indicadores de oportunidades e conquistas em sua Paróquia, Diocese, Estado ou outra localização, utilize o relatório (66) Indicadores de
Oportunidades e Conquistas (IOC).
Para acessar este relatório, clique aqui e, em seguida:

● Coloque seu login e senha do sistema da Pastoral da Criança.
● Vá em Menu e no atalho, clique em Relatório de Indicadores.
● Verifique se está na abrangência desejada: em geral já aparece sua Diocese mas você pode mudar para Paróquia, Coordenação Estadual.
● O período está previamente selecionado para os últimos 3 meses, mas você pode escolher outro período: escolha os períodos do lado esquerdo (sem comparações) para poder usar o relatório analítico.

● Nos Critérios de pesquisa, escolha Relatório de Indicadores: escolha o relatório (66) Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOC)

● Extrair o relatório como: sintético ou analítico (área, paróquia, comunidade ou município).
● Filtrar resultado

Você está aqui: