Mesmo que mais de uma pessoa da família tenha comido os alimentos da horta considera-se apenas um sim por família. Pode ser que a criança não tenha comido, mas se os adultos têm bons hábitos alimentares e dão o exemplo, a criança também aprende a ter uma alimentação saudável. Dessa forma é possível analisar se a horta caseira cultivada pela família está exercendo sua função, ou seja, os alimentos produzidos estão sendo utilizados na alimentação da família.
Como as frutas, verduras e legumes variam de acordo com a época do ano, é preciso plantar mais de um tipo de fruta ou verdura para ter, pelo menos, uma produzindo, independentemente da estação.
O % de crianças ou pessoas que comeram da horta apresentou aumento significativo entre 2022 e 2023 no Brasil, passou de 93,3% para 94,4%.
- Sugestão de como agir:
- Avaliar a situação da ação em cada local:
- Quantos líderes já são capacitados na ação Alimentação e Hortas Caseiras?
- Quantos ainda precisam ser capacitados?
- Quantos líderes utilizam o aplicativo? Assim já podem iniciar a e-Alimentação.
- Tem capacitador da ação atuante?
- Estimular para que se fale mais sobre a importância de consumir frutas, verduras e legumes com as famílias na Celebração da Vida e nas visitas domiciliares.
- Incentivar as famílias a baixar o aplicativo e fazer a e-Alimentação, para mais pessoas terem conhecimento sobre alimentação saudável.
Brasil
O % de crianças ou pessoas que comeram da horta apresentou aumento significativo entre 2022 e 2023 no Brasil, passou de 93,3% para 94,4%.
O gráfico abaixo mostra o percentual de crianças ou pessoas da família que comeram da horta, no Brasil em 2022, 2023 e de janeiro a julho de 2024.
Estados
Entre os estados sete apresentaram aumento significativo no período, destacamos: Rio Grande do Norte (↑6,5%), Mato Grosso (↑4,8%) e Minas Gerais (↑3,3%).
Dois estados apresentaram queda significativa: Espírito Santo (↓1,7%%) e Pernambuco (↓1,3%).
Dioceses
Entre as dioceses apresentaram aumento significativo no indicador, destacamos: Divinópolis (↑39,0%), Foz do Iguaçu (↑35,1%) e Lorena (↑26,4%).
Várias dioceses apresentaram queda significativa no indicador no período, destacamos: São Gabriel da Cachoeira (↓9,3%), Itapipoca (↓7,9%) e Arquidiocese de Curitiba (↓7,1%).
Mais informações nos links abaixo:
% de crianças ou pessoas que comeram da horta em 2022 e 2023. Brasil, dioceses, estados e regiões.
Mapa da variação do % de crianças ou pessoas que comeram da horta entre 2022 e 2023, por dioceses.
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório Anual 2024
- >
- Alimentação e Hortas Caseiras
- >
- % de crianças ou pessoas da família que comeram da horta