Brincar é uma necessidade para a criança. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar.
Brincar é um direito da criança, garantido pela legislação vigente no país. O Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, dispõe sobre políticas públicas para a primeira infância e estabelece princípios e diretrizes, em atenção aos primeiros anos de vida e a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança.
Percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras
- Estimular o uso do aplicativo por todos da comunidade (famílias, líderes, brinquedistas, brincadores, capacitadores, multiplicadores e coordenadores)
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os capacitadores e multiplicadores da ação como forma de atualização.
- Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os brinquedistas atuantes como forma de atualização.
- Incentivar as capacitação de novos brinquedistas
Brasil
Entre os anos de 2022 e 2023 o indicador apresentou um aumento de 18%. O período de janeiro a julho de 2024 apresentou 27,2% de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras.
O gráfico abaixo apresenta o % de comunidades em que ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, 2023 e janeiro a julho de 2024, no Brasil.
Estados
Todos os estados tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras, entre os anos de 2022 e 2023. Dentre eles destacamos: Pará (↑33%), Acre (↑31%) e Sergipe (↑29%).
Dioceses
Entre as dioceses que tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos: Bagé (↑193%), Abaetetuba (↑187%) e Vitória da Conquista (↑142%).
Entre as dioceses que apresentaram queda neste indicador no periodo, destacamos: Rondonópolis (50%), Rio do Sul (30%) e Lorena (22%).
Mais informações nos links abaixo:
Mapa do % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras , na comparação de 2022 e 2023. por Diocese.
Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:
- Número de pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Brinquedos e Brincadeiras
10.430 pessoas iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, no Brasil.
13.276 pessoas iniciaram a e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2023, no Brasil.
14.343 pessoas iniciaram a e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2024 (janeiro a julho), no Brasil.
Sugestão de como agir:
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar o aplicativo para que seja regsitrado no sistema de informação a conclusão da parte teórica da e-Capacitação.
- Aproveitar o material para capacitar novos brinquedistas nas comunidades.
- Incentivar o uso do material por todos, incluindo as famílias.
Brasil
O indicador teve aumento (↑27,9%) comparando 2022 com 2023, pessoas iniciando a capacitação no período.
O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras nos anos de 2022, 2023 e 2024 (janeiro a julho).
Pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras.
975 pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, no Brasil.
1.253 pessoasque completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2023, no Brasil.
738 pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2024 (janeiro a julho), no Brasil.
O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que copletaram o básico de e-Brinquedos e Brincadeiras nos anos de 2022, 2023 e 2024 (janeiro a julho).
Estados
Todos os estados tiveram aumento do número de pessoas que iniciaram a e-capacitação de Brinquedos e Brincadeiras. Dentre eles destacamos acima de 50%: Sergipe (↑53,9%) e Amazonas (↑50,2%).
Dioceses
Entre as dioceses que apresentaram maior variação do percentual de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos as acima de 200%: Alagoinhas (↑900%), Vitória da Conquista (↑370%) e Abaetetuba (↑244%).
Mais informações nos links abaixo:
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório Anual 2024
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- e-Capacitações
- >
- e-Brinquedos e Brincadeiras