e-Brinquedos e Brincadeiras

Brincar é uma necessidade para a criança. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar.

Brincar é um direito da  criança, garantido pela legislação vigente no país. O Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, dispõe sobre políticas públicas para a primeira infância e estabelece princípios e diretrizes, em atenção aos primeiros anos de vida e a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. 

 

Percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 
Esse indicador leva em consideração as comunidades onde ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras, em relação às comunidades ativas.
Sugestão de como agir:

 

  • Estimular o uso do aplicativo por todos da comunidade (famílias, líderes, brinquedistas, brincadores, capacitadores, multiplicadores e coordenadores)
  • Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
  • Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os capacitadores e multiplicadores da ação como forma de atualização.
  • Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os brinquedistas atuantes como forma de atualização.
  • Incentivar as capacitação de novos brinquedistas  

Brasil

Entre os  anos de 2022 e 2023 o indicador apresentou um aumento de 18%. O período de janeiro a julho de 2024 apresentou 27,2% de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras. 

O gráfico abaixo apresenta o % de comunidades em que ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, 2023 e janeiro a julho de 2024, no Brasil.


Estados

Todos os estados tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras, entre os anos de 2022 e 2023. Dentre eles destacamos: Pará (↑33%), Acre (↑31%) e Sergipe (↑29%).

 

Dioceses

Entre as dioceses que tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos: Bagé (↑193%), Abaetetuba (↑187%) e Vitória da Conquista (↑142%).

Entre as dioceses que apresentaram queda neste indicador no periodo, destacamos: Rondonópolis (50%), Rio do Sul (30%) e Lorena (22%).

 

Mais informações nos links abaixo:

 % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras, na comparação entre os anos de 2022 e 2023. Brasil, dioceses, estados e regiões.

Mapa do % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras , na comparação de 2022 e 2023. por Diocese.

 % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a jul de 2024. Brasil, dioceses, estados e regiões.


Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras

Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:

  • Número de pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
  • Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Brinquedos e Brincadeiras



Resumo da situação e sugestão de como agir
 

10.430 pessoas iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, no Brasil.

13.276 pessoas iniciaram a e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de  2023, no Brasil.

14.343 pessoas iniciaram a e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de  2024 (janeiro a julho), no Brasil.

Sugestão de como agir:

  • Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
  • Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar o aplicativo para que seja regsitrado no sistema de informação a conclusão da parte teórica da e-Capacitação.
  • Aproveitar o material para capacitar novos brinquedistas nas comunidades.
  • Incentivar o uso do material por todos, incluindo as famílias.

 

Brasil

O indicador teve aumento (27,9%) comparando 2022 com 2023,  pessoas iniciando a capacitação no período.

O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras nos anos de 2022, 2023 e 2024 (janeiro a julho).

Pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras.

975 pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, no Brasil.

1.253 pessoasque completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de  2023, no Brasil.

738 pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de  2024 (janeiro a julho), no Brasil.

O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que copletaram o básico de e-Brinquedos e Brincadeiras nos anos de 2022, 2023 e 2024 (janeiro a julho).


Estados

Todos os estados tiveram aumento do número de pessoas que iniciaram a e-capacitação de Brinquedos e Brincadeiras. Dentre eles destacamos acima de 50%: Sergipe (↑53,9%) e Amazonas (↑50,2%).

 

Dioceses

Entre as dioceses que apresentaram maior variação do percentual de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos as acima de 200%: Alagoinhas (↑900%), Vitória da Conquista (↑370%) e Abaetetuba (↑244%).

 

Mais informações nos links abaixo:

Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação entre os anos de 2022 e 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões 

Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras, jan a jul de 2024. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação dos ano de 2022 e 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a jul de 2024. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível complementar de e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação dos ano de 2022 e 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível complementar de e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a jul de 2024. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível opcional de e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação dos ano de 2022 e 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível opcional de e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a jul de 2024. Brasil, estados, dioceses e regiões

Você está aqui: