Esse indicador leva em consideração as comunidades onde ao menos uma pessoa tenha iniciado a e-Guia da gestação aos 6 anos, em relação às comunidades ativas.
- Entre 2022 e 2023 ocorreu um aumento significativo neste indicador de 18,5% das comunidades em todo Brasil apresentaram pelo menos uma pessoa que iniciou o e-Guia.
Sugestão de como agir:
- Estimular o uso do aplicativo por todas as pessoas atuantes na Pastoral da Criança: líderes, coordenadores, articuladores de saúde, brinquedistas, capacitadores e multiplicadores.
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Incentivar a realização e-Guia por todos os capacitadores e multiplicadores da ação como forma de atualização.
- Divulgar e incentivar os capacitadores e multiplicadores a baixarem e realizarem o estudo do Material “e-Capacitações para Capacitadores de Multiplicadores”, no qual foi elaborado para ajudá-los nas ações da Pastoral da Criança.
- Incentivar que os líderes façam a e-Guia como forma de atualização.
- Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar o aplicativo para que conste no sistema a conclusão da parte teórica da e-Capacitação.
- Divulgar o aplicativo e as e-Capacitações para as famílias acompanhadas.
O gráfico abaixo mostra o % de comunidades com pelo menos uma pessoa tenha iniciado a e-Guia, nos anos de 2022 e 2023 e dados preliminares no ano de 2024 (jan a jul).
Estados
Sergipe (↑58%) foi o estado que apresentaram aumento acima de 50% de comunidades com pessoas realizando alguma e-Capacitação no periodo analisado.
Dioceses
Entre as dioceses que apresentaram aumento significativo no % de comunidades com pessoas realizando alguma e-Capacitação. Dentre elas destacamos as acima de 120%: Vitória da Conquista (↑299%) e Criciúma (↑132%).
Nove dioceses, apresentaram queda no % de comunidades com pessoas realizando alguma e-Capacitação no periodo. Dentre elas destacamos: Rubiataba-Mozarlândia (↓23%) e Luziânia (↓19%).
Mais informações nos links abaixo:
Pessoas em capacitação no e-Guia
Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram a e-Guia da gestação aos 6 anos e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:
- Número de pessoas em capacitação no e-Guia (dados acumulativo de uma ano para outro).
- Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Guia
- Número de pessoas que completaram o nível complementar do e-Guia
- Número de pessoas que completaram o nível opcional do e-Guia
- 22.532 pessoas iniciaram a e-Guia no ano de 2022 no Brasil.
- 30.234 pessoas iniciaram a e-Guia no ano de 2023 no Brasil.
- 33.106 pessoas iniciaram a e-Guia no ano de 2024 (janeiro a julho) no Brasil.
- 1.496 pessoas que completaram o nível básico do e-Guia no ano de 2022 no Brasil.
- 2.189 pessoas que completaram o nível básico do e-Guia no ano de 2023 no Brasil.
- 1.444 pessoas que completaram o nível básico do e-Guia no ano de 2024 (janeiro a julho) no Brasil.
Sugestão de como agir:
- Estimular o uso do aplicativo por todas as pessoas atuantes na Pastoral da Criança: líderes, coordenadores, capacitadores e multiplicadores.
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Incentivar a realização da e-Guia por todos os capacitadores e multiplicadores da ação como forma de atualização.
- Estimular que os líderes que ainda não são capacitados na ação façam a parte teórica da e-Capacitação e realizem a parte prática da capacitação com o capacitador.
- Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar para que conste no sistema a conclusão da parte teórica da e-Capacitação. É preciso atingir 70% de acertos nas avaliações para ser aprovado.
- Divulgar o aplicativo e as e-Capacitações para as famílias acompanhadas.
Brasil
Na análise destes indicadores podemos observar o número de pessoas que iniciaram o e-Guia entre os anos 2022 e 2023 e o resultado preliminar de 2024 (janeiro a julho).
Na analise de Pessoas que completaram o nível básico de e-Guia da gestação aos 6 anos, entre os anos 2022 e 2023 e o resultado preliminar de 2024 (janeiro a julho).
Estados
Entre os estados que tiveram aumento do número de pessoas em capacitação, comparando 2022 e 2023, destacamos: Sergipe, Acre, Amazonas e Pará.
Dioceses
Entre as dioceses que tiveram aumento do número de pessoas em capacitação, comparando 2022 e 2023, destacamos: Vitória da Conquista, Criciúma, Abaetetuba e Borba.
Mais informações nos links abaixo:
Mapa da variação pessoas que iniciaram a capacitação no e-Guia, comparação 2022 e 2023, por diocese.
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório Anual 2024
- >
- e-Capacitações
- >
- e-Guia da gestação aos seis anos