% Crianças com desnutrição

Encontram-se nessa classificação aquelas crianças cujo Índice de Massa Corporal (IMC) está abaixo da linha -2 (desvio padrão - dp). 

A orientação precoce às famílias pode ajudar no combate à desnutrição. A prevenção da desnutrição deve iniciar nos primeiros 1000 dias de vida, desde a gestação, com orientações sobre os cuidados para uma gestação segura e saudável, com incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e complementado com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais, além de outros cuidados com a higiene e saúde da criança. 

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 
  • Houve um aumento significativa estatisticamente no % de crianças com desnutrição entre 2022 e 2023 no Brasil, passando de 3,4% para 3,7%. 
  • Os dados preliminares de 2024 (jan a jun) apontam para aumento no indicador, 3,9%.

Sugestão de como agir:

  • Retomar e ampliar o Acompanhamento Nutricional, por meio da e-Capacitação e-Acompanhamento Nutricional.
  • Reforçar a necessidade de maior atenção para as crianças com desnutrição, especialmente na visita domiciliar, pois está associada à maior mortalidade, à recorrência de doenças infecciosas,à prejuízos no desenvolvimento psicomotor, ao menor aproveitamento escolar e menor capacidade produtiva na idade adulta.
  • Incentivar o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes e famílias, pois dessa forma eles têm acesso às e-cartelas de orientação específicas para cada estado nutricional, de forma individualizada.
  • Animar os líderes a incentivar a prática das hortas caseiras, para maior acesso a alimentos saudáveis pelas famílias.
  • Estimular o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelas famílias, para que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos das e-Capacitações, em especial da e-Alimentação e e-Brinquedos e brincadeiras.

 

Brasil

Houve um aumento significativo estatisticamente no % de crianças com desnutrição entre 2022 e 2023 no Brasil, passando de 3,4% para 3,7%. 

Os dados preliminares de 2024 (jan a jun) apontam para aumento no indicador de 3,9%.

O gráfico abaixo mostra a prevalência de crianças com desnutrição na Pastoral da Criança no Brasil em 2022, 2023 e 2024 (jan a jun).

No ano de 2022 a ação Acompanhamento Nutricional voltou a ser realizadas na maioria das comunidades de todo o Brasil, o que aumento o número de crianças avaliadas. Este pode ser um fator que explique a queda no % de crianças com obesidade, pois imagina-se que nos anos da pandemia, com toda a dificuldade de atuação que ocorreu, estava se dando prioridade de acompanhamento para crianças que precisavam de maior atenção, como aquelas com algum desvio nutricional (desnutrição ou excesso de peso). 

É preciso ficar atento ao que está acontecendo e reforçar cada vez mais a atuação nas comunidades, uma vez que os dados apontam para aumento no % de crianças com desnutrição.

Estados

Dois estados apresentram aumento significativo estatisticamente: Santa Catarina (53,33%) e Paraíba (38,66%).

Entre os estados que apresentaram queda não significativa, destacam-se: Pernambuco (↓21,35%), Rondônia (↓18,92%) e Mato Grosso do Sul (↓15,37%).

O estado com maior prevalência em 2024 (dados preliminares de janeiro a junho) foi Tocantins, com 6,8%. E o com menor percentual foi Rio Grande do Norte, Rondônia e Goiás, com 2,7% de crianças com desnutrição.

Dioceses

Três  dioceses  apresentaram aumento significativo no indicador entre 2022 e 2023: Criciúma (1.221%), Fortaleza (120%)  e Aracajú (92%).

Cinco dioceses que apresentaram queda significativa: Diamantina (↓78%), Cascavel (↓57%), Pamares (↓55), Toledo (↓46%) e São José do Rio Preto que em 2022 apresentou 0% e em 2023 1,2% variação indefinivel.

Algumas dioceses que apresentaram 0% de prevalência em 2022, passaram a mostrar alguma prevalência de desnutrição em 2023, de forma significativa. Essa situação se deve ao baixíssimo número de crianças avaliadas pelo Acompanhamento Nutricional em 2021 e com a retomada da ação em 2022, algumas crianças apresentaram esse diagnóstico.


Mais informações nos links abaixo:

Pecentual de crianças com desnutrição entre 2022 e 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões.

Mapa da variação do percentual de crianças com desnutrição por dioceses, entre 2022 e 2023.

Prévia do percentual de crianças com desnutrição em 2024 (jan a jun). Brasil, estados, dioceses e regiões.


Você está aqui: