% de crianças com diarreia que tomaram soro

Ao vomitar ou ter diarreia, o bebê perde líquido e sais minerais, podendo ficar desidratado. Para prevenir a desidratação é preciso repor o que foi perdido. Isso é feito oferecendo mais líquidos e também o soro caseiro. Ao visitar as famílias acompanhadas, os líderes devem entregar a colher medida e ensinar a todos como se prepara o soro caseiro.

 
Resumo da situação e sugestão de como agir
 
 
  • No Brasil, observa-se queda significativa de 4,25% neste indicador entre os anos de 2022 e 2023 dos dados enviados via App.

  • E dos dados enviados via Fabs, observa-se um aumento não significativo de 0,14% no mesmo período.

  • Os dados preliminares no periodo de janeiro a junho de 2024: App (69) e Fabs (93).
  • Sugestões de como agir:

    • Certificar-se que os líderes estejam divulgando em sua comunidade os folders da campanha do soro caseiro e as colheres medida e ensinando a família;  veja aqui.
    • Como a diarreia se espalha mais facilmente em locais onde o saneamento básico é ineficiente (sem água limpa o lixo é armazenado em local inapropriado, pois, falta fossa e latrina), as equipes da Pastoral da Criança podem elaborar planos de ações visando envolver a comunidade em busca de instituições que colaborem com as questões de esgoto em suas localidades. 

 

Brasil

No Brasil, observa-se queda significativa de 4,25% neste indicador entre os anos de 2022 e 2023 dos dados enviados via App.

E dos dados enviados via Fabs, observa-se um aumento não significativo de 0,14% no mesmo período.

Os dados preliminares no periodo de janeiro a junho de 2024: App (69) e Fabs (93).

O gráfico abaixo mostra a situação nos anos citados e também de janeiro a junho de 2024.

Estados

App

Apenas o estado  de Roraima (↑13%), apresentou aumento não significativo neste indicador no período.

Três estados tiveram queda significativa: Alagoas (↓11%), Pernambuco (↓7,32%) e Bahia (↓7,10%). 

Fabs

Quatro estados apresentaram aumento significativo neste indicador no período: Mato Grosso (↑12%), Bahia (↑3,98%), Pará (↑3,68%) e Pernambuco (↑2,77%)

Quatro estados tiveram queda significativa: Maranhão (↓17%), Alagoas (↓14%),  Espírito Santo (↓7%) e Amazonas (↓4%). 

A  equipe estadual juntamente com as coordenações diocesanas podem estimular a formação de redes para mobilizar a sociedade local na defesa de melhor qualidade de vida. A população organizada tem mais força para cobrar a atenção do governo sobre as condições do saneamento.

 

Dioceses

App

Entre as dioceses, várias apresentaram aumento não significativo neste indicador no período analisado, destacamos as acima de 40%: Alto solimões (↑100%), Santarém (↑59%) e Assis  (↑46%).

Entre as  dioceses várias com queda não significativa foram observadas, destacam-se: Rio do Sul (↓72%), Rio Grande (↓44%), São Gabriel da Cachoeira (↓38%) e Ourinhos (↓32%).

Fabs

Entre as dioceses, cinco apresentaram aumento significativo neste indicador no período analisado: Camaçari (↑20%), Sinop (↑15%) Cametá (↑3,92%), Joaçaba  (↑1,25%) e Itapipoca  (↑0,59%).

Sete dioceses com queda significativa foram observadas, dentre elas destacam-se as acima de 20%: Marília (↓69%), São Luis do Maranhão (↓37%), São Gabriel da Cachoeira (↓28%) e Paranavaí (↓23%).

Sugere-se a elaboração de planos de ação como mencionado em "resumo da situação e sugestões de como agir".

 

Mais informações nos links abaixo:

% crianças com diarreia que tomaram soro entre 2022 e 2023, dados enviados via App. Brasil, estados, dioceses e regiões.

Mapa da variação % crianças com diarreia que tomaram soro entre 2022 e 2023 dados enviado pelo App,por dioceses.

% crianças com diarreia que tomaram soro no ano de  2024 (jan a jul), dados enviados via App. Brasil, estados, dioceses e regiões.

% crianças com diarreia que tomaram soro nos anos de 2022 e 2023, dados enviados pelas Fabs. Brasil, estados, dioceses e regiões.

Mapa da variação % crianças com diarreia que tomaram soro entre 2022 e 2023, dados enviados pelas Fabs,por dioceses

 

% crianças com diarreia que tomaram soro no ano de  2024 (jan a jul), dados enviados via Fabs. Brasil, estados, dioceses e regiões.

 

Você está aqui: