O que desenvolve
O bebê cresce e se desenvolve sempre que recebe atenção, carinho e cuidado. Aquela cantiga de ninar que você canta, as caretas e os sorrisos feitos para o bebê tem um papel importante no desenvolvimento integral de suas habilidades.
O que o bebê mais gosta e precisa é de ficar com a mãe ou com quem cuida sempre dele, pela ligação de confiança que se estabelece entre eles. Se o pai fica com o bebê esta ligação também se estabelecerá. Cada bebê tem um jeito próprio de se comunicar, de observar e de brincar com os objetos.
Foto: Polina Tankilevitch/pexels
Tipo de brincadeira
- Coloque o bebê sentado no colo ou no chão e mova um brinquedo diante do rosto, assim ele aprende o movimento de acompanhar com o olhar.
- Ofereça ao bebê brinquedos que ele possa pegar, morder e apertar.
- Brincar com chocalhos, e deixar cair no chão para ver o barulho e o que acontece.
- Brinque de jogar a bolinha no chão e ver o que acontece. Enquanto isso converse com o bebê “A bola rolou no chão”. A bola está pulando”
- Ofereça brinquedos de encaixar, latinhas ou caixas para empilhar e depois derrubar.
- Brincar com potes coloridos e estimular para fazer barulho.
Na faixa etária de 2 a 3 meses, o bebê gosta de ser tocado e acariciado pelos pais. E tudo que ele pega, leva para a boca, assim vai investigando a textura dos objetos e descobre se é mole, se é duro, se é macio. Por isso devemos estimular muitas oportunidades para o bebê olhar, cheirar, pegar, ouvir, apertar, os brinquedos, os mordedores e os objetos de sons variados.
Foto: Acervo da Pastoral da Criança
- e-Capacitação
- >
- Menores de um ano no Museu da Vida da Pastoral da Criança
- >
- Bebê até três meses
- >
- Brincando com objetos e sons
- e-Capacitação
- >
- e-Brinquedos e Brincadeiras
- >
- Brincadeiras para bebês
- >
- Brincando com objetos e sons