Para manter a ação e assegurar um número ideal de brinquedistas atuantes  é preciso que  eles participem das Celebrações da Vida e tenham atuação concreta na comunidade, animando e incentivando as famílias que brinquem com as crianças. Os líderes e coordenadores paroquiais precisam apoiar, incentivar e inclusive estimular outros voluntários para que atuem nas comunidades, além de enviar registro de suas atuações no período. Os dados abaixo se referem ao número de brinquedistas que atuaram no período.

Resumo da situação e sugestão de como agir

 

No Brasil houve uma redução de 22,6% de brinquedistas atuantes comparando 2021 e 2022. Notamos que houve uma queda significativa do indicador nos estados, com exceção de Mato Grosso e Rio de Janeiro que registraram aumento no nº de brinquedistas atuantes. O mesmo aconteceu com as dioceses, a maioria teve queda, 23 tiveram aumento e 6 mantiveram estabilidade no indicador no período mensurado.

Dados do 1º trimestre de 2022 destacam 419 brinquedistas atuantes.

A pandemia de Covid-19 foi um fator que prejudicou a atuação do brinquedista, já que impossibilitou os encontros presenciais com as crianças e famílias.

Sugestão de como agir:

  • Avaliar quais comunidades deixaram de ter brinquedistas atuantes.
  • Avaliar quais comunidades não possuem brinquedistas.
  • Encontrar na comunidade novos brinquedistas.
  • Incentivar que os brinquedistas já capacitados atuem
  • Organizar nas comunidades um mutirão para encontrar voluntários que queiram ser capacitados na ação.
  • Capacitar novos brinquedistas. 
  • Há muito material  disponível no site, no aplicativo, no programa de Rádio Viva a Vida para motivar e incentivar os brinquedistas a atuarem e para capacitação de novos brinquedistas.
  • Os brinquedistas podem divulgar o uso do aplicativo de Visita Domiciliar pelas famílias e incentivar o material de brinquedos e brincadeiras para que o  brincar também aconteça nos lares. O aplicativo e os materiais estão disponíveis para todos.

 A análise dessas questões pode ajudar a planejar  e a incentivar os brinquedistas a atuarem nas comunidades e levar vida em abundância a todas as crianças.


Brasil

Houve uma queda significativa de ↓22,6% em 2021 comprando com 2022, no número de brinquedistas atuantes.

O gráfico abaixo apresenta o número de líderes no período de 2021, 2022 e de janeiro a setembro de 2023*.


A atuação dos brinquedistas junto as crianças em dias de Celebração da Vida e encontros é fundamental, pois o brincar é uma necessidade para o desenvolvimento infantil e faz parte de nossa missão.

Estados 

Entre os estados que tiveram queda neste indicador, destacamos: Roraíma (100%), Amapá (96,8%) e Tocantins (92,1).

Entre os estados que tiveram aumento, destacamos: Amazonas (81,4%), Rio de Janeiro (74,0%) e Bahia (46,9%).

A ação de brinquedistas e brincadores precisa acontecer em todas as comunidades, pois  uma das prioridades do estado é o brincar. As crianças precisam de estímulos e de ambientes favoráveis para o seu desenvolvimento integral.

Dioceses

Entre as dioceses com maior variação percentual de brinquedistas atuantes no período, destacamos: Joaçaba (2.776%) e Bom Jesus da Lapa (1.143%).

142 dioceses não tiveram brinquedistas atuantes em 2020 e 2021.


Mais informações nos links abaixo:

Número de brinquedistas atuantes entre 2021 e 2022. Brasil, estados, dioceses e regiões do país

Mapa da variação no número de brinquedistas atuantes entre 2021 e 2022. Brasil, por dioceses

Número de brinquedistas atuantes de janeiro a setembro de 2023. Dados online por estados, dioceses e regiões 

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores,  Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 06/10/2023 às 15:41 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 06 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 06/10/2023 às 16:08 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 06 ]

Você está aqui: