Neste indicador notamos uma queda de (↓25,77%) de comunidades com brinquedista ou brincador entre os anos de 2021 e 2022.
Sugestão de como agir:
- sejam verificadas quais comunidades não possuem brinquedistas e brincadores atuantes.
- orientar os brinquedistas que incentivem as famílias que brinquem com as crianças em casa, divulgando o uso do e-Brinquedos e Brincadeiras por elas. O aplicativo é um grande auxílio e apoio às famílias.
- incentivem que novos brinquedistas e brincadores atuem nas comunidades.
- incentivem que os brinquedistas já capacitados se animem a continuar a ação
- seja verificado se há capacitadores e multiplicadores atuantes desta ação. Mais informações no nível complementar desta etapa.
- planejar novas capacitações.
- para auxiliar as novas capacitações e atualização de brinquedistas atuantes, seja incentivado o uso do material de e- Brinquedos e Brincadeiras no aplicativo de Visita Domiciliar.
A análise dessas questões pode ajudar a planejar e a incentivar os brinquedistas a atuarem no período e levar vida em abundância a todas as crianças.
Brasil
Ao analisar o percentual de comunidades com brinquedistas ou brincador houve uma queda no período, passando de 10,5% em 2021, para 7,8% em 2022.
O gráfico abaixo mostra a situação entre os anos de 2021 e 2022 e de janeiro a setembro de 2023*.
Nosso ponto de atenção pode ser consideravelmente ampliado se os capacitadores e os brinquedistas atuarem na comunidade utilizando o aplicativo através do e- Brinquedos e Brincadeiras, oferecendo às crianças muitas oportunidades para brincar e se movimentar de forma lúdica e envolvente.
Há uma urgência para reverter a situação da comunidade e empenhar todo potencial humano capaz de produzir novas conexões e melhorar o rendimento percentual da comunidade.
Estados
Quase todos os estados registraram queda no percentual de comunidades com brinquedista ou brincador. Os estados com aumento foram: Distrito Federal (↑132,5%), Amazonas (↑66,3%) Acre (↑24,0%) e Piauí (↑23,3%).
Dioceses
Na análise das Dioceses sobre o indicador do % Comunidade que possui brinquedista ou brincador lembramos que as comunidades precisam de brinquedistas para apoiar o desenvolvimento integral das crianças através das brincadeiras livres em seus ambientes familiares e comunitários. A falta do brinquedista ou do brincador na comunidade interfere diretamente no lúdico infantil.
Entre as dioceses que apresentaram as maiores variações significativas, destacamos: Rui Batbosa (↑2.917%), Rio Grande (↑1.539%) e Campanha (↑1.071%)
Mais informações nos links abaixo:
Mapa do % de comunidade que possui brinquedista ou brincador no período de 2021 e 2022, por dioceses
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 06/10/2023 às 15:41 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 06 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 06/10/2023 às 16:01 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 06 ]
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório Anual 2023
- >
- Brinquedos e brincadeiras
- >
- % comunidades com brinquedista ou brincador