Brincar é uma necessidade para a criança. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar.
Brincar é um direito da criança, garantido pela legislação vigente no país. O Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, dispõe sobre políticas públicas para a primeira infância e estabelece princípios e diretrizes, em atenção aos primeiros anos de vida e a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança.
Percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras
Esse indicador leva em consideração as comunidades onde ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras, em relação às comunidades ativas.
Entre os anos de 2021 e 2022 o indicador apresentou um aumento de 21,3 %. O período de janeiro a setembro de 2023 apresentou 24,4% de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras.
Sugestão de como agir:
- Estimular o uso do aplicativo por todos da comunidade (famílias, líderes, brinquedistas, brincadores, capacitadores, multiplicadores e coordenadores)
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações
- Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os capacitadores e multiplicadores da ação como forma de atualização.
- Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os brinquedistas atuantes como forma de atualização.
- Incentivar as capacitação de novos brinquedistas
Brasil
Entre os anos de 2021 e 2022 o indicador apresentou um aumento de 21,3 %. De janeiro a setembro de 2023 apresentou 24,4% das comunidades com capacitação no e-binquedos e brincadeiras.
O gráfico abaixo apresenta o % de comunidades em que ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2021, 2022 e janeiro a setembro de 2023, no Brasil.
Estados
Todos os estados tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras. Dentre eles destacamos: Rondônia (↑60,0%), Santa Catarina (↑46,9%) e Rio de Janeiro (↑40,5%).
Dioceses
Entre as dioceses que tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos: Frederico Westphalen (↑340,2%), São Félix (↑192,1%) e Caçador (↑169,5%).
Entre as dioceses que apresentaram queda neste indicador no periodo, destacamos: Alto Solimões (50,0%), Itaituba (26,3%) e Lorena (24,1%).
Mais informações nos links abaixo:
Mapa do % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras , na comparação de 2021 e 2022. por Diocese.
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:28 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:28 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:
- Número de pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível complementar do e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível opcional do e-Brinquedos e Brincadeiras
2.231 pessoas iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, no Brasil.
2.237 pessoas iniciaram a e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2023 (janeiro a setembro), no Brasil.
Sugestão de como agir:
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar o aplicativo para que seja regsitrado no sistema de informação a conclusão da parte teórica da e-Capacitação.
- Aproveitar o material para capacitar novos brinquedistas nas comunidades.
- Incentivar o uso do material por todos, incluindo as famílias.
Brasil
O indicador teve aumento (↑27,0%) comparando 2021 com 2022, totalizando 2.231 pessoas iniciando a capacitação no período.
O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras nos anos de 2021, 2022 e 2023 (janeiro a setembro).
Estados
Todos os estados tiveram aumento do número de pessoas que iniciaram a e-capacitação de Brinquedos e Brincadeiras. Dentre eles destacamos: Santa Catarina (↑55,8%), Rondônia (↑55,2%) e Mata Grosso (↑49,0%).
Dioceses
Entre as dioceses que apresentaram maior variação do percentual de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos: Frederico Westphalen (↑500,0%), Três Lagoas (↑250,0%) e São Félix (↑244,4%).
Mais informações nos links abaixo:
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:34 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:34 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:41 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:41 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:46 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:47 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:59 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:59 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]
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