Brincar é uma necessidade para a criança. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar.

Brincar é um direito da  criança, garantido pela legislação vigente no país. O Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, dispõe sobre políticas públicas para a primeira infância e estabelece princípios e diretrizes, em atenção aos primeiros anos de vida e a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. 


Percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras

Resumo da situação e sugestão de como agir
 

Esse indicador leva em consideração as comunidades onde ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras, em relação às comunidades ativas.

Entre os  anos de 2021 e 2022 o indicador apresentou um aumento de 21,3 %. O período de janeiro a setembro de 2023 apresentou 24,4% de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras. 

Sugestão de como agir:

  • Estimular o uso do aplicativo por todos da comunidade (famílias, líderes, brinquedistas, brincadores, capacitadores, multiplicadores e coordenadores)
  • Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações
  • Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os capacitadores e multiplicadores da ação como forma de atualização.
  • Incentivar a realização do e-Brinquedos e Brincadeiras por todos os brinquedistas atuantes como forma de atualização.
  • Incentivar as capacitação de novos brinquedistas 

Brasil

Entre os anos de 2021 e 2022 o indicador apresentou um aumento de 21,3 %. De janeiro a setembro de 2023 apresentou  24,4% das comunidades com capacitação no e-binquedos e brincadeiras.

O gráfico abaixo apresenta o % de comunidades em que ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2021, 2022 e janeiro a setembro de 2023, no Brasil.

Estados

Todos os estados tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras. Dentre eles destacamos: Rondônia (↑60,0%), Santa Catarina (↑46,9%) e Rio de Janeiro (↑40,5%).

Dioceses

Entre as dioceses que tiveram aumento no percentual de comunidades com capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos: Frederico Westphalen (↑340,2%), São Félix (↑192,1%) e Caçador (↑169,5%).

Entre as dioceses que apresentaram queda neste indicador no periodo, destacamos: Alto Solimões (50,0%), Itaituba (26,3%) e Lorena (24,1%).

 

Mais informações nos links abaixo:

 % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras, na comparação entre os anos de 2021 e 2022. Brasil, dioceses, estados e regiões.

Mapa do % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras , na comparação de 2021 e 2022. por Diocese.

 % de comunidades em e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a set de 2023. Brasil, dioceses, estados e regiões.


Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:28 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores,  Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:28 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]


Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras

Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:

  • Número de pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
  • Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Brinquedos e Brincadeiras
  • Número de pessoas que completaram o nível complementar do e-Brinquedos e Brincadeiras
  • Número de pessoas que completaram o nível opcional do e-Brinquedos e Brincadeiras

Resumo da situação e sugestão de como agir
 

2.231 pessoas iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de 2022, no Brasil.

2.237 pessoas iniciaram a e-Brinquedos e Brincadeiras no ano de  2023 (janeiro a setembro), no Brasil.


Sugestão de como agir:

  • Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
  • Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar o aplicativo para que seja regsitrado no sistema de informação a conclusão da parte teórica da e-Capacitação.
  • Aproveitar o material para capacitar novos brinquedistas nas comunidades.
  • Incentivar o uso do material por todos, incluindo as famílias.

Brasil

O indicador teve aumento (27,0%) comparando 2021 com 2022,  totalizando 2.231 pessoas iniciando a capacitação no período.

 O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras nos anos de 2021, 2022 e 2023 (janeiro a setembro).

Estados

Todos os estados tiveram aumento do número de pessoas que iniciaram a e-capacitação de Brinquedos e Brincadeiras. Dentre eles destacamos: Santa Catarina (↑55,8%), Rondônia (↑55,2%) e Mata Grosso (↑49,0%).

Dioceses

Entre as dioceses que apresentaram maior variação do percentual de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras, destacamos: Frederico Westphalen (↑500,0%), Três Lagoas (↑250,0%) e São Félix (↑244,4%).

 

Mais informações nos links abaixo:

Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação entre os anos de 2021 e 2022. Brasil, estados, dioceses e regiões 

Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras, jan a set de 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação dos ano de 2021 e 2022. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível básico de e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a set de 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível complementar de e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação entre os anos de 2021 e 2022. Brasil, estados, dioceses e regiões.

Pessoas que completaram o nível complementar de e-Brinquedos e Brincadeiras,de jan a set de 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível opcional de e-Brinquedos e Brincadeiras, comparação entre os anos de 2021 e 2022. Brasil, estados, dioceses e regiões

Pessoas que completaram o nível opcional de e-Brinquedos e Brincadeiras, de jan a set de 2023. Brasil, estados, dioceses e regiões

 
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:34 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:34 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:41 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:41 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:46 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:47 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação entre os anos 2022 e 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:59 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2023, Folha de Acompanhamento Digitada até 11/10/2023 às 14:59 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2023 out 11 ]

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