Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) foram criados pela Pastoral da Criança para estimular e acompanhar como a criança está se desenvolvendo. São uma forma de começar e manter um diálogo com a família para os líderes verem junto com os pais e familiares, quais situações do dia a dia podem ser oportunidades que a criança precisa para ir fazendo novas conquistas.
Compartilhando essa visão de como mães, pais e familiares podem incentivar o desenvolvimento de suas crianças, vocês estão multiplicando oportunidades para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.
É importante incentivar o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos e-Brinquedos e Brincadeiras para aprofundar o cuidado com o bebê o que contribui no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e gestantes acompanhadas. E para que convidem as famílias a baixarem o aplicativo para que também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promoção do desenvolvimento integral de suas crianças.
A análise do relatório dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas a seguir foi realizado pelo Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (LANPOP) da Universidade de São Paulo (USP), onde foram utilizados os dados dos IOCs coletados pelo aplicativo Pastoral da Criança + Gestante.
Os IOCs estão organizados em oito faixas de idade, que se iniciam no primeiro mês de vida do bebê e vão até a criança completar seis anos e sendo destacados os percentuais apresentados por regiões nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e também de janeiro a outubro de 2023.
1 mês de idade – 0 a 30 dias de idade
- O bebê tem certidão de nascimento?
- Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?
- Durante a amamentação há troca de olhares e carinho entre a mãe e o bebê?
- O bebê se acalma quando ouve a voz dos pais, é tocado ou é embalado?
Os percentuais de resposta SIM para o IOC “O bebê tem certidão de nascimento?” Tiveram ligeiro aumento para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, sendo a última a região com maior percentual.
As regiões Norte e Nordeste apresentaram aumento e, entre os anos de 2022 e 2023, queda.
Esta primeira pergunta é o IOC com o menor percentual de crianças que completam na idade ideal, nesse caso até 1 mês.
Os demais IOCs ficaram visivelmente constantes para todas as regiões com valores de respostas SIM superiores à 90%.
Sugestão de como agir:
- Incentivem os líderes a visitarem semanalmente as crianças menores de seis meses, nas quais, com o aplicativo em mãos conversem com a família sobre o desenvolvimento do bebê.
- Orientem os líderes para que ao conversar com as famílias dos bebês sem certidão de nascimento destaquem a importância do documento. A certidão de nascimento é gratuita, e é o primeiro documento da criança como cidadã. A falta do registro de nascimento é uma violação a um direito fundamental de todas as pessoas: o direito a um nome. Além disso, não ter registro de nascimento causa às crianças dificuldades de acesso aos serviços mais essenciais, como saúde, assistência social e educação.
- Orientem os líderes para acompanhar a mãe bem de perto, pois nesta fase ela e família podem precisar muito de ajuda e de apoio.
- incentivem os líderes a dar atenção aos outros IOCS que são fundamentais para o desenvolvimento integral do bebê como: a conversa com o bebê, a troca de olhares na amamentação, a alegria do bebê quando é tocado ou acariciado pelos pais.
2 a 3 meses de idade– 60 a 90 dias de idade
Quando a mãe ou o pai sorri para o bebê, ele responde com outro sorriso?
Quando a mãe ou o pai movimenta devagar o rosto em frente ao bebê, ele segue esse movimento?
Quando os pais colocam o bebê de barriga para baixo, ele levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se nos braços?
Os pais pegam o bebê no colo para acariciar, falar e brincar, mesmo quando ele não está chorando?
- Os percentuais de resposta SIM para o IOC “Quando os pais colocam de barriga pra baixo, ele levanta a cabeça e os ombros apoiando-se nos braços?” aumentaram em comparação à 2019 para todas as regiões. Destaca-se que a região Sudeste ficou abaixo das demais regiões brasileiras em toda série histórica.
- Os demais IOCs ficaram visivelmente constantes para todas as regiões com valores de respostas SIM superiores à 90%.
Sugestão de como agir:
- Incentivem a visita domiciliar para que os líderes possam conversar com calma com as famílias sobre os IOCs.
- Incentivem o líder para conversar com a mãe sobre a importância da troca de olhares, do afeto e do carinho durante a amamentação, pois essa atitude reforça a ligação da mãe com o seu bebê. Além de incentivar o uso frequente de outros IOCs que são importantes no desenvolvimento dos bebês.
- Animem o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor do bebê que é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento. É bem importante ficar atento a essa posição de bruços do bebê enquanto brinca, se possível que o líder consiga ver se o bebê alcançou ou não esse IOC, e aí sugerir aos pais a importância de oferecer brinquedos seguros para estimular esse desenvolvimento. E orientar a família que para dormir o bebê deve ficar sempre de barriga para cima.
- É bom que o líder esclareça para a família o quanto é importante dar atenção a todos os IOCS, em cada faixa etária, do desenvolvimento do bebê. O bebê necessita ficar bem à vontade para aprender a controlar os movimentos do seu corpo.
4 e 5 meses de idade– 120 a 150 dias de idade
O bebê mostra que conhece as pessoas que estão sempre com ele?
Quando alguém faz barulho atrás do bebê, ele vira a cabeça a procura do barulho?
Os pais animam o bebê a tentar pegar as coisas que colocam perto dele?
Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição?
- Os percentuais de resposta SIM para o IOC “Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição?” aumentaram, em comparação à 2019 para todas as regiões. A região Centro-Oeste teve uma queda significante entre os anos de 2021 e 2022, porém em 2023 o valor era maior que no início da série.
- As regiões Sudeste e Norte tiveram os menores porcentuais de crianças com respostas SIM ao longo de todo o tempo
- Os demais IOCs ficaram visivelmente constantes para todas as regiões com valores de respostas SIM superiores à 95%.
Sugestão de como agir:
- Incentivar os líderes na orientação da família. Nessa idade o bebê precisa de cuidados e apoio para sentar. Assim ele vai aprendendo a se sentar sozinho
- Essa posição ajuda o bebê a ver e pegar mais coisas e a se preparar para ficar de pé. As brincadeiras e movimentos fazem com que o cérebro receba mais informações.
- Motivar os líderes para conversar com as famílias e orientar a como colocar o bebê sentado com apoio, e a ficar atentos aos seus movimentos aproveitando para brincar, conversar e estimular o bebê.
- Lembrar o quanto é importante a visita domiciliar para que os líderes possam conversar com as famílias sobre os IOCs.
6 a 8 meses de idade – 180 a 240 dias de idade
Os pais ou quem cuida sempre do bebê oferecem oportunidade para ele se relacionar com outras pessoas?
As pessoas da família incentivam o bebê a brincar com objetos?
O bebê pega objetos e brinca com eles batendo, jogando, rasgando?
As pessoas da família se comunicam com o bebê de diversas maneiras, usando sons, gestos e palavras?
- Os percentuais de resposta SIM para o IOC “O bebê pega objetos e brinca com eles batendo, jogando e rasgando?” aumentaram, em comparação à 2019. A região Centro-Oeste teve o menor aumento desde 2019 e a região Sul, o maior. Os menores percentuais de todas as regiões se convergiram ficando em torno de 95% em 2023.
- Os demais IOCs permaneceram estáveis em todas as regiões, com taxas de resposta SIM acima de 95%, exceto nos dados de 2019 e 2020 na região Norte, que apresentaram valores inferiores.
Sugestão de como agir:
- Lembrar sempre que a visita domiciliar é uma oportunidade de orientar os pais para oferecer brinquedos e objetos para o bebê bater, jogar e rasgar. Isso vai criar e reforçar noções de tamanhos, formatos, cores e possibilidades.
- Incentivar os líderes para levar essa informação às famílias: brincando com objetos o bebê aprende que quando faz uma coisa acontece outra. Gosta de pegar um objeto, jogar ao chão para ver como elas caem. É um excelente estímulo para o desenvolvimento.
- Os líderes podem orientar as mães a colocar os brinquedos numa distância razoável, isso incentiva o bebê a demonstrar interesse e ir ao encontro do brinquedo ou objeto para pegar. Além de dar atenção aos demais IOCs.
9 a 11 meses de idade – 270 a 330 dias de idade
O bebê usa gestos para se comunicar: aponta, bate palminha, dá adeus?
As pessoas da família dizem o nome dos objetos e falam sobre as atividades que fazem com o bebê?
As pessoas da família arranjam espaços para o bebê aprender e se movimentar por conta própria?
O bebê anda com apoio?
- Os percentuais de resposta SIM para o IOC “O bebê anda com apoio?” aumentaram, em comparação à 2019. O aumento se deu até 2021, e então as porcentagens de respostas SIM começaram a decrescer. A região Sudeste está aquém das demais regiões brasileiras em toda série histórica.
Este IOC é notável por ter uma baixa percentual de crianças que atingiram a faixa designada, com uma média nacional de 85% em 2023.
- As demais perguntas permaneceram estáveis em todas as regiões, com taxas de resposta SIM acima de 95%, exceto nos dados de 2019 e 2020 na região Norte, que apresentaram valores inferiores.
Sugestão de como agir:
- Incentivem os líderes para que orientem e conversem com as famílias sobre esse cuidado. Para o bebê aprender e se desenvolver é importante contar com o apoio, ajuda e presença das pessoas.
- Na Celebração da Vida o brinquedista pode incentivar e orientar as famílias para que brinquem e apoiem os pequenos movimentos do bebê.
1 ano a 1 ano e 11 meses de idade (12 a 23 meses) – 365 a 690 dias de idade
- As pessoas da família falam e conversam com a criança?
- A criança entende quando as pessoas pedem alguma coisa para ela?
- A criança se comunica usando pequenas frases?
- A criança tem espaço que ofereça segurança para andar, correr e brincar?
- Os percentuais de resposta SIM para o IOC “A criança se comunica com pequenas frases?” apresentaram aumento até o ano de 2021 e então se estabilizaram.
Destaca-se a região Sudeste com os menores percentuais de respostas SIM chegando 85% em 2023.
- Os percentuais de resposta SIM para o IOC “A criança tem espaço que ofereça segurança para andar, correr e brincar?” discreto aumento para todas as regiões.
Destaca-se a região Sudeste com as menores porcentagens de respostas SIM chegando a 95% em 2023.
- Os demais IOCs apresentaram estabilidade nas porcentagens, com exceção da região Norte nos anos 2019 e 2020.
- Os dados de 2019 e 2020 na região Norte, para os quatro IOCs apresentam valores inferiores aos demais anos.
Sugestão de como agir:
- Capacitem os líderes e brinquedistas no desenvolvimento infantil, assim poderão acompanhar melhor, como a criança aprende e se desenvolve.
- Incentivem a comunicação da família com a criança e utilizem como motivação os Dez Mandamentos para a Paz na Família.
- Continuem desenvolvendo as habilidades da criança com a fala, é preciso estimulá-la. O jeito mais natural de fazer isso é conversar com a criança, contar histórias, mostrar objetos e figuras e incentivá-la a se expressar.
2 anos a 3 anos e 11 meses de idade (24 a 47 meses) – 720 a 1440 dias de idade
- As pesoas da família animam a criança a brincar e brincam com ela?
- As pessoas da família ensinam, sem violência, o que a criança não pode fazer?
- A criança brinca de faz de conta?
- A criança tem oportunidade de brincar com outras crianças?
- As respostas "SIM" para o IOC “As pessoas da família ensinam a criança sem violência?" aumentaram. Em regiões com menor percentual em 2019 como Norte e Nordeste o aumento foi mais significativo.
- As respostas "SIM" para o IOC "A criança brinca de faz de conta?" permaneceram estáveis em todas as regiões, com exceção da região Norte, que teve variações nos anos de 2019 e 2020, e da região Sudeste, que viu um aumento leve entre 2019 e 2022, estabilizando-se em 95%, o menor percentual entre as regiões do Brasil.
- Os demais IOCs apresentaram estabilidade nas porcentagens, com exceção da região Norte nos anos 2019 e 2020.
- Os dados de 2019 e 2020 na região Norte, para os três IOCs desta faixa. apresentam valores inferiores aos demais anos. “As pessoas da família ensinam sem violência?” apresentou um pequeno aumento.
Sugestão de como agir:
- Incentivem os líderes e brinquedistas a conversarem com as famílias sobre a importância do faz de conta para a criança. Oferecer oportunidades para que a criança brinque e crie a partir de suas experiências é fundamental para o desenvolvimento infantil.
- Incentivem os líderes para que orientem as famílias sobre a importância do limite para a criança. Que o adulto deve explicar com calma e firmeza, mas sem violência, sem bater ou agredir verbalmente as crianças.
- Animem os líderes para orientar e conversar com as mães. Nessa faixa etária as crianças são curiosas e gostam de mexer em tudo, por isso é preciso muita atenção e paciência para ensinar sem usar violência.
4 anos a 5 anos e 11 de idade (48 a 71 meses) – 1440 a 2130 dias de idade
- As pessoas da família têm oportunidadede ler para a criança?
- As pessoas da família animam a criança a desenhar?
- As pessoas da família mostram ou convidam a criança a participar de suas atividades?
- A criança frequenta a pré-escola?
- As respostas "SIM" para o IOC “A família tem a oportunidade de ler para a criança?" tiveram ligeiro aumento para todas as regiões, com exceção da região Norte, que teve variações nos anos de 2019 e 2020. Ressalta-se a região Sul como com maior percentual chegando à 98% em 2023.
- As respostas "SIM" para o IOC “A criança frequenta pré-escola?" aumentaram a partir de 2021 para todas as regiões. As regiões Norte e Centro-Oeste tiveram maior aumento ficando acima de 90% em 2023.
- Os demais IOCs apresentaram estabilidade nos percentuais, com exceção da região Norte nos anos 2019 e 2020.
- Os dados de 2019 e 2020 na região Norte, para os quatro IOCs apresentam valores inferiores aos demais anos.
Sugestão de como agir:
- Incentivem as lideranças para orientar as famílias de que a partir dos quatro anos de idade é um direito da criança frequentar a pré-escola, a qual deve ter uma proposta pedagógica que leve em conta o modo como a criança vive, aprende e se desenvolve.
- Motivar o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. É bom que o líder consiga ver se a criança alcançou esse IOCS, e incente o uso de outros IOCs correspondentes a idade.
- Incentivem a leitura e a contação de histórias em família o que favorece um ambiente acolhedor, afetuoso e favorável para a aprendizagem.
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