Introdução

O que fazemos

Preparamos Brinquedistas e Brincadores para atuar nas comunidades de forma criativa. Os  brinquedistas planejam e organizam espaços para brincadeiras no dia da Celebração da Vida, ajudam os líderes e incentivam as famílias para brincarem com suas crianças, promovem oficinas de construção de brinquedos, oferecem oportunidades para que as crianças possam brincar, se divertir, aprender e explorar novas possibilidades de brincar livremente.

Como fazemos

Nas dioceses os Multiplicadores da Ação Brinquedos e Brincadeiras preparam Capacitadores para que capacitem e preparem Brinquedistas para atuar nas suas respectivas comunidades.

O Brinquedista é o responsável por fazer as brincadeiras acontecerem no Dia da Celebração da Vida, em conjunto com os líderes e em outros momentos de encontro com as crianças e suas famílias. Priorizamos nas comunidades, a Rua do Brincar para que todas as crianças possam usufruir de ar livre e de todos os benefícios da natureza.

O Aplicativo Pastoral da Criança + Gestante oferece a possibilidade de realizar capacitações pelo e-Brinquedos e Brincadeiras, uma oportunidade para formação de novos brinquedistas e atualização de brinquedistas já capacitados. Incentivem que os líderes e famílias acompanhadas também o conheçam e baixem para terem acesso as todas as dicas e sugestões de Brinquedos e Brincadeiras.

O Brinquedista pode convidar voluntários  de sua comunidade para colaborar com a Pastoral da Criança, sendo um Brincador na comunidade. Os brincadores ajudam durante a oficina e Celebração da Vida.  Devem ficar atentos e disponíveis as brincadeiras das crianças e se preparam para tal atividade através do Dica 51- O brincador e a brincadeira da criança.

Panorama da ação  

A Ação Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade foi criada pela Pastoral da Criança, em 1995, como oportunidade para todas as crianças. A partir de 2002, reformulou-se a ação com a capacitação dos brinquedistas, pessoas voluntárias, defensoras e promotoras de mais oportunidades  para o brincar infantil nas comunidades. Brincar é um direito e uma necessidade da criança. Mesmo que a legislação brasileira garanta esses direitos é de fundamental importância o nosso compromisso com o desenvolvimento integral das crianças.

As brincadeiras favorecem o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais, fortalecem o vínculo afetivo familiar, desenvolvem a linguagem, a criatividade a imaginação. Além disso, ao escolher suas brincadeiras, a criança está construindo autonomia e desenvolvendo habilidades de pensar, planejar, comparar, separar e ainda negociar outras alternativas.

Pela necessidade que as crianças têm de brincar é preciso criar oportunidades, em casa e na comunidade para que elas possam brincar livremente e, em especial, junto com os pais, irmãos ou outras crianças da comunidade. Neste cenário infantil a Pastoral da Criança prioriza o papel dos brinquedistas e brincadores, para que todas as crianças tenham vida em abundância.

Nos próximos tópicos serão colocados os principais indicadores da ação, de acordo com a abrangência nacional, estado e diocese.

Importante:

Foi elaborado um Material e-Capacitações para Capacitadores de Multiplicadores, para ajudar os Multiplicadores e Capacitadores das ações da Pastoral da Criança a realizarem as capacitações utilizando a e-Capacitação do Aplicativo Pastoral da Criança + Gestante. Incentive os Capacitadores e Multiplicadores para que acessem e realizem o estudo.

Você está aqui:
Você está aqui: