As causas da baixa visão variam de acordo com a região e com o nível socioeconômico, que pode limitar a prevenção e o tratamento adequado.
Nos países em desenvolvimento, 7-13% dos casos são evitáveis, 10 a 58% são tratáveis e 3 a 28% são preveníveis (FURTADO, et.al, in: CARVALHO, ZIN, 2016).
Entre as causas de cegueira infantil, algumas são tratáveis, como erros refrativos não corrigidos e a catarata, algumas podem ser prevenidas com medidas pré-natais (infecções) ou pós-natais (medidas para evitar tracoma, terapia a laser em retinopatia da prematuridade entre outras).
Algumas causas de cegueira infantil não podem ser evitadas e tratadas.
Nesse caso faz-se necessário atuar na habilitação e reabilitação visual potencializando a visão residual da criança por meio de auxílios ópticos (lentes ou óculos, lupas e telescópios) e não ópticos e/ou eletrônicos para que ela seja inserida na comunidade.
A deficiência visual na infância repercute em todo seu desenvolvimento podendo trazer muitas limitações.
Apesar da prevalência de cegueira infantil ser muito menor que a cegueira em adultos, à estimativa de vida da criança é em média mais 70 anos, provocando um ônus social muito maior.
Portanto, a deficiência visual infantil é considerada uma elevada prioridade, exigindo o diagnóstico e tratamento por uma equipe multiprofissional, incluindo etapas preventivas, terapêuticas e de habilitação.
Causas de baixa visão e/ou cegueira na infância
Catarata congênita ou Infantil
Baixa visão, nistagmo, leucocoria (pupila branca), dificuldade de olhar para os pais, ler e ver TV.
Glaucoma Congênito ou Infantil
Aumento da pressão intraocular.
Fotofobia, lacrimejamento, nebulosidade da córnea, diminuição geral da capacidade visual, alteração do campo visual, aumento tamanho do olho.
Retinopatia da Prematuridade (ROP)
Diminuição da acuidade visual de acordo com o grau da ROP até a perda total da visão nos casos de descolamento de retina em funil fechado.
Dificuldade de ver para perto e para longe, diminuição do campo visual.
Toxoplasmose congênita
Diminuição variável da acuidade visual de acordo com a localização e tamanho da cicatriz corioretiniana. Predileção pela área macular.
Dificuldade de ver para perto e longe, pode inclinar a cabeça para focalizar e dificuldade para reconhecer rostos.
Infecção congênita pelo Zika vírus
Alterações oculares, auditivas, sistêmicas, neurológicas incluindo: microcefalia e calcificação cerebral levando a múltiplas deficiências.
Ambliopia por altas ametropias
Alta miopia, hipermetropia e astigmatismo causando “olho preguiçoso” por deterioração ou desenvolvimento inadequado da visão foveal.
Deficiência Visual Cerebral (DVC)
Baixa visual provocada por dano do sistema visual cerebral.
- e-Capacitação
- >
- Saúde dos olhos
- >
- Problemas de visão
- >
- Causas Baixa Visão-infância