O acompanhamento da gestante, desde os primeiros meses de gravidez, é uma das prioridades do trabalho da Pastoral da Criança. Quanto mais cedo a gestante receber as orientações do líder da Pastoral da Criança e iniciar o pré-natal, melhor será para que ela e o bebê para que tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem complicações.
Visitar todas as casas da comunidade (Mutirão em Busca das Gestantes) é a melhor maneira para encontrar as gestantes que ainda estão sem acompanhamento e precisando de orientações.
Estudos comprovaram que o cuidado que mães e pais dedicam nos primeiros 1000 dias de vida (270 da gestação + 365 do 1o ano + 365 do 2º ano) são primordiais para uma vida saudável, mesmo depois de adulto.
O mesmo zelo dedicado durante os nove meses de gestação deve acontecer nos primeiros dois anos de vida para garantir a vida em abundância.
É necessário o trabalho em conjunto do governo, da sociedade civil e da própria comunidade, com foco na prevenção e no cuidado da saúde das gestantes e das mulheres no pós-parto. E o líder da Pastoral da Criança, por meio das orientações e do apoio, tem papel essencial nesta rede de apoio.
Nos próximos tópicos serão apresentados os principais indicadores relacionados às gestantes de acordo com a abrangência nacional, estadual e diocesana.
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório Anual 2023
- >
- Principais indicadores de gestantes
- >
- Introdução
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório Anual 2024
- >
- Principais indicadores de gestantes
- >
- Introdução