Autoconsciência |
As crianças são inatamente conscientes de sua própria voz interior ou sabedoria, que as guia para responder às situações e aos outros, para encontrar a verdade e o significado e para expressar seu julgamento moral e ético. Mesmo em crianças muito pequenas, há reação a estímulos sociais e ambientais. |
Sabedoria |
As crianças têm um senso interior do que é verdadeiro ou certo. Eles expressam suas opiniões genuinamente e com o coração. As crianças têm uma orientação interior que une coração, mente e espírito e lhes permite perceber a interconexão e reconhecer a interdependência. |
Compaixão |
As crianças têm um senso inato de relacionamento carinhoso com todos os outros seres vivos. Eles se preocupam com o sofrimento dos outros e podem sentir a alegria e a calma de outras pessoas, bem como seu estresse e tristeza. |
Empatia |
As crianças nascem com um senso de unidade com os outros. Eles estão perfeitamente conscientes de sua interconexão com outras pessoas e podem entrar e compartilhar o sofrimento dos outros. |
Amor |
As crianças têm uma capacidade inata de amar, independentemente da raça, sexo, religião, etnia, etc. O amor é uma capacidade que as crianças expressam em suas relações com os outros. Eles encontram alegria em dar e receber e se deleitam em interagir com os outros. |
Encantamento e admiração |
As crianças têm a capacidade inata de vivenciar momentos de encantamento e admiração. Esses momentos envolvem todo o eu, conectando corpo, sentidos e mente. O encantamento e a admiração levam à alegria, preservam a excitação e o entusiasmo e alimentam a energia e a esperança. |
Atenção plena |
As crianças têm a capacidade inata de estar presentes no aqui e agora. Eles podem ser totalmente absorvidos no momento com uma sensação de atemporalidade e estão totalmente alertas para a vida. |
Curiosidade |
As crianças têm uma capacidade inata de buscar o que pode ampliar seus conhecimentos e desvendar mistérios. Sua curiosidade natural os leva a fazer perguntas e imaginar abertamente possibilidades alternativas. |
Criatividade |
As crianças contam com sua capacidade inata de imaginar para criar significado e dar sentido ao momento presente. Para processar sua realidade, as crianças usam o pensamento transcendente e o sonho. Para eles, essas são formas de conhecimento desenvolvidas e plenamente realizadas. |
Imaginação |
As crianças nascem com uma capacidade inata que as leva a querer saber mais e perguntar por quê. Isso permite que eles criem significado à medida que descobrem coisas novas e os ajuda a entender seu ambiente. |
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 10ªSessão-Módulo 3
- >
- Saiba mais:10 bens espirituais
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Espiritualidade na infância
- >
- Saiba mais:10 bens espirituais