9ª Sessão - Experiências fortalecedoras


Encontro 2 – Protegendo e se conectando com a natureza


OBJETIVO

Analisar como as experiências pelas quais as crianças passam as apoiam no desenvolvimento da sua capacidade de agir e senso de pertencimento, comunidade, propósito e interconexão com os outros.



MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • Peça aos participantes que venham com roupas e sapatos confortáveis.



COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes da sessão. Compartilhe com eles antecipadamente que durante esta sessão haverá uma caminhada e por isso é recomendável usar roupas e sapatos confortáveis. Encontre um lugar tranquilo na natureza onde os participantes possam explorar e estar.


2. Prepare os participantes para uma caminhada. Convide-os a falar durante a caminhada apenas quando for absolutamente necessário. Compartilhe com os participantes que será um momento para observar tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Dê aos participantes alguns exemplos do que eles podem observar - o calor do sol, as sombras das coisas, a sensação da brisa, os diferentes tons de verde das plantas, as cores das coisas, a seca, o corte de árvores, etc. Ao dar exemplos, não limite as possibilidades da experiência. 

 

3. À medida que o grupo começa a caminhar, você também pode dar exemplo de como observar em silêncio sem interagir muito.

 

4. Assim que os participantes tiverem tempo suficiente para explorar o local, termine a caminhada pedindo-lhes que se sentem juntos e pergunte:

  • O que você cheirou/tocou/viu/ouviu? Que sentimentos isso trouxe? O que pensamentos que você teve? 
  • Como você se sentiu estando na natureza? O que você notou? 
  • O contato com a natureza ajudou você a se conectar espiritualmente? 
  • Por que é tão importante cuidar e proteger a natureza em espaços como este?

 

5. Pergunte aos participantes por que é tão importante que as crianças tenham oportunidades de explorar, cuidar e apreciar a natureza. Ajude-os a entender como dar às crianças essas oportunidades. Compartilhe algumas dicas: 

  • Ao voltar da creche ou da escola, faça uma pausa e deixe as crianças tocarem e observarem as árvores, o rio, o calor do sol, o vento e, em seguida, peça-lhes que compartilhem o que veem e como isso os faz sentir.
  •  Colha frutas das árvores e reflita sobre como a natureza ajuda a nos sustentar.
  • Faça uma caminhada ou um piquenique em um parque e veja a vida acontecendo ao redor, fale sobre como a natureza nos dá sombra, proteção, permite que os seres cresçam. 
  • Observe as plantas no jardim e fale sobre como elas crescem e como a natureza as ajuda a crescer.
  • Recolha o lixo das ruas e fale sobre a importância de cuidar do ambiente.
  • Deixe as crianças “simplesmente estar” em contato com o solo, observe formigas ou borboletas ou pássaros e veja a vida acontecendo, então pergunte-lhes sobre a experiência: o que eles mais gostaram, o que pensaram ou sentiram.
  • Deitem-se debaixo de uma árvore ou na grama e sintam o sol e o vento acariciando a pele, como é tocar o chão, como seu corpo e mente se sentem quando estão em contato com a natureza.

 

6. Termine a sessão refletindo sobre a importância do contato das crianças com a natureza.

A curiosidade inata e o espírito lúdico das crianças são alimentados por experiências que lhes permitem cuidar e explorar a natureza ao seu redor, sentir gratidão pela vida e fazer perguntas. Eles são nutridos ao reservar momentos para fazer uma pausa, usar seus sentidos e refletir sobre as experiências pelas quais passam, para que possam fazer conexões com seu eu interior e seu senso de admiração. 

A natureza oferece à criança a oportunidade de dedicar um tempo para estar consigo mesma e, ao mesmo tempo, se envolver com o mundo natural. 

Estar na natureza costuma ser uma experiência calmante para as crianças. Quando eles acham difícil ficar dentro de casa, trazê-los para fora muda a dinâmica. Estar ao ar livre ajuda as crianças a perceber que o mundo é maior do que as quatro paredes da casa. Não se trata apenas de espaço físico; para promover a capacidade de imaginar um mundo grande e grandioso, a experiência real que uma caminhada na natureza oferece é vital. Estar em frente a uma grande árvore, estar sob um céu vasto, estar na praia e olhar para o oceano – experiências como essas podem dar às crianças uma visão da magnificência da terra. 

Quando eles constroem sua identidade como parte da vida na mãe terra, também ajuda a colocar sua própria vida em perspectiva à medida que envelhecem.

Você está aqui: