8ª Sessão - Ambientes seguros


Encontro 2 – É preciso uma aldeia para criar uma criança


OBJETIVO

Descrever como a família e a comunidade, incluindo comunidades religiosas e espirituais, contribuem para o bem-estar espiritual das crianças

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • Papel e papelão;
  • canetas e giz de cera;
  • tesoura;
  • cola;
  • material reutilizável, como jornais, reflexões teológicas/escrituras religiosas do site do Consórcio;
  • tópico “É preciso uma comunidade para criar uma criança”, disponível no e-Espiritualidade na infância.



COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes da atividade e compartilhe o objetivo. Organize-os em pequenos grupos de acordo com as comunidades/áreas de onde vêm. Se todos os participantes forem da mesma comunidade, ainda é importante organizá-los em grupos menores para que todos possam participar ativamente. Coloque os materiais em cada mesa. 

 

2. Peça aos participantes que representem suas comunidades no papelão e incluam os espaços que as crianças frequentam e conhecem, como: espaços de trabalho, espaços comunitários, escola, casa, instalações religiosas, pessoas que encontram, estradas, etc. 

 

3. Uma vez desenhada a comunidade, é hora dos participantes identificarem o seguinte, usando adesivos ou marcadores coloridos:

  • Verde: lugares que fazem sua família e filhos se sentirem seguros;
  • Vermelho: lugares que fazem sua família e filhos se sentirem inseguros/ou em perigo;
  • Amarelo: em sua comunidade — pessoas/organizações que mantêm famílias e crianças seguras e ajudam a promover seu desenvolvimento espiritual.

Alguns participantes do mesmo grupo podem usar verde e outros vermelhos nos mesmos lugares. Certifique-se de que eles saibam que está tudo bem, que não há certo ou errado, pois cada pessoa tem uma experiência única que é importante compartilhar. Essa diversidade será reconhecida e explorada durante a discussão a seguir.

 

4. Em grupos, os participantes exploram o seguinte de acordo com as cores:

  • Verde: O que/quem faz com que sua família e seus filhos se sintam seguros nesses lugares? Por que?
  • Vermelho: O que faz você se sentir inseguro? Por que você acha que isso acontece? O que acontece com sua comunidade e com as pessoas que vivem nela por causa dela?
  • Amarelo: Como as comunidades, especialmente as comunidades religiosas, podem contribuir para a criação de espaços seguros e para o bem-estar espiritual das crianças?

Peça aos pequenos grupos que compartilhem suas representações e reflexões com os outros grupos.

 

5. Assim que concluírem, e com base no amarelo, compartilhe uma reflexão teológica/escritura religiosa sobre como as comunidades religiosas incentivam o bem-estar espiritual das crianças e a criação de ambientes seguros para as crianças. Deixe os participantes compartilharem suas reflexões.


6. Conclua a sessão abrindo espaço para que o grupo reflita sobre por que “é preciso uma aldeia para criar uma criança”. Cuidar de crianças pequenas e, consequentemente, promover seu desenvolvimento espiritual não é apenas o papel dos pais ou cuidadores, nem deve ser pensado como um papel exclusivo das mulheres. 

As crianças precisam de cuidados de forma integral e de todos os adultos que se relacionam de alguma forma. O envolvimento da comunidade na criação dos filhos produz benefícios de longo prazo na vida das crianças, ajudando-as a desenvolver seu senso de pertencimento e a construir sua identidade.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler o tópico “É preciso uma comunidade para criar uma criança”, disponível no conteúdo complementar da 2ª Sessão.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você criaria espaços para que os cuidadores entendessem plenamente como o envolvimento comunitário produz benefícios de longo prazo na vida das crianças, ajudando-as a desenvolver seu senso de pertencimento e a construir sua identidade?

Você está aqui: