8ª Sessão - Ambientes seguros
Encontro 1 – Como criar um ambiente seguro, respeitoso e livre de violência
OBJETIVO
Identificar os fatores que dificultam ou apoiam a criação de ambientes seguros, respeitosos e livres de violência para crianças e permitam seu desenvolvimento espiritual.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- Papéis e giz de cera;
- tópico “Condições para nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças", disponível no e-Espiritualidade na infância.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Dê as boas-vindas aos participantes da atividade e compartilhe o objetivo. Organize os participantes em grupos menores e convide-os a mostrar o que é um lar seguro — livre de qualquer forma de violência — usando qualquer método que desejarem.
O lar terá que ser seguro e livre de violência para que as crianças cresçam e desenvolvam plenamente sua espiritualidade nestes níveis:
- Fisicamente (Corpo)
- Emocionalmente (Coração)
- Ambientalmente (Espaço na casa e ao redor)
- Cognitivamente (Cérebro)
- Espiritualmente (Espírito)
Os participantes são encorajados a usar sua imaginação e representar a casa como quiserem: com uma dramatização, um desenho, um poema, etc. Tranquilize-os de que não há uma maneira certa ou errada de fazer isso, a ideia é apenas descobrir como eles imaginam o que é um lar seguro.
2. Peça a cada grupo para compartilhar sua ideia de um lar seguro e peça a alguém que se voluntarie para fazer um resumo por escrito dos principais pontos que eles compartilham em um flipchart.
Em seguida, abra o espaço para o diálogo:
- Por que esses elementos são tão importantes?
- O que pode impedir ou promover ambientes positivos e respeitosos? Quem pode fazer isso?
- O que os ensinamentos e práticas religiosas dizem sobre o tipo de ambiente que devemos criar para nossos filhos?
- Como a comunidade ao seu redor - particularmente sua comunidade religiosa — ajudar a criar ambientes seguros e fortalecedores?
3. Conclua a sessão refletindo com os participantes sobre como o desenvolvimento espiritual das crianças é apoiado quando elas crescem em ambientes seguros, respeitosos e amorosos sem violência.
Ao trabalhar com pais e cuidadores, deixe-os saber que podem fornecer melhor esse tipo de cuidado quando internalizarem a importância de ouvir as necessidades da criança e promover o desenvolvimento da criança em um ambiente de cuidado e amor. Ambientes como este protegem contra a violência.
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 8ª Sessão-Módulo 3
- >
- Encontro 1