7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças
Encontro 3 – Ser exemplo
OBJETIVO
Mostrar consciência da importância de ter valores e comportamentos que beneficiam os outros por meio do exemplo.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- poema.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Crie um ambiente calmo e compartilhe com os participantes que hoje você iniciará o encontro com um poema intitulado “As crianças aprendem o que vivem”:
Se as crianças vivem com críticas Elas aprendem a condenar Se as crianças vivem com hostilidade Elas aprendem a lutar; Se as crianças vivem com o ridículo Elas aprendem a ser tímidos; Se as crianças vivem com vergonha Elas aprendem a se sentir culpados; Mas… Se as crianças vivem com tolerância Elas aprendem a ser pacientes; Se elas vivem com encorajamento Elas aprendem a ter confiança; Se as crianças vivem com elogios Elas aprendem a apreciar; Se as crianças vivem com justiça Elas aprendem a ser justo; Se os filhos vivem com segurança Aprendem a ter fé; Se os filhos vivem com aprovação Eles aprendem a gostar de si mesmos; Se as crianças vivem com aceitação e amizade, elas aprendem a encontrar amor no mundo. |
2. Crie o espaço para os participantes compartilharem abertamente quaisquer pensamentos ou reflexões do poema. Faça algumas perguntas para apoiar a troca:
- O que você mais gostou neste poema?
- O que o desafiou?
- O que você acha que este poema está nos dizendo/ensinando?
3. O poema enfatizou a palavra “viver” em vez de palavras como ouvir ou ver. Por que? Como as crianças aprendem? Por que?
4. As tradições espirituais e os líderes religiosos são exemplos de modelos que nos inspiram e nos convidam a fazer o trabalho interno contínuo de nos tornarmos bons exemplos.
Pergunte: Como as tradições e os líderes religiosos e espirituais os ajudam nesse trabalho? Que outros exemplos você tem em suas vidas? Resuma as ideias dos participantes em um papel.
5. Conclua a atividade com o convite para que pais, cuidadores e educadores se tornem grandes exemplos. Muito do que as crianças aprendem é implícito (não pode ser visto) – por exemplo, o comportamento de adultos que é discriminatório, violento ou hostil. Por exemplo, se eles são tratados com atitudes duras e violentas, isso molda como eles se veem. Se eles virem relações de gênero desiguais ou outras formas de falta de valorização e respeito pelos outros, isso pode influenciar a maneira como eles se comportam em relação aos outros. Pais, cuidadores e educadores nutrem valores éticos por meio da forma como demonstram comportamento positivo e exemplo de dignidade para as crianças, como lidam com desentendimentos, suas relações com os outros e como interagem com as crianças.
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