7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças


Encontro 1 — Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes?


OBJETIVO

Identificar os benefícios de relacionamentos positivos e respeitosos entre cuidadores e crianças e formas concretas de construí-los, especificamente por meio de brincadeiras, para apoiar seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • papel e giz de cera;
  • tópico “A importância do brincar”, no conteúdo complementar desta sessão;

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes e comece com uma oração, música, poema ou qualquer prática comum de uma das tradições religiosas ou perspectivas espirituais representadas no grupo. A música pode ajudar a começar o encontro de forma alegre.
Você também pode querer fazer uma pausa por alguns momentos de contemplação silenciosa antes de começar. Certifique-se de ser sensível às diversas tradições religiosas que podem estar presentes em seu grupo.

 

2. Organize os participantes em grupos de cinco. Convide cada grupo a se envolver em uma forma de jogo que se lembre de sua infância, algo que possam brincar juntos. O mais importante é que passem pela experiência de brincar.
Você também pode propor algumas opções: pular corda, esconde-esconde etc. Dê aos participantes tempo suficiente para brincarem juntos. Certifique-se de que as brincadeiras propostas sejam culturalmente sensíveis.
Quando os participantes terminarem, pergunte-lhes: Como você se sentiu enquanto brincava? O que você mais gostou?


3. Crie um espaço para os participantes pensarem sobre o que eles acreditam que pode impedi-los de brincar com as crianças ou de aproveitar plenamente um momento de brincadeira.

O tempo é uma preocupação? Você pode compartilhar que, em todo o mundo, o tempo é um problema para pais e cuidadores. Muitos estão ocupados com o trabalho e as tarefas do dia a dia, e brincar parece um luxo. No entanto, podemos incorporar uma abordagem lúdica em tudo o que fazemos. Podemos integrar brincadeiras em espaços fechados, em nossas atividades e rotinas diárias. Se estamos preparando a comida, podemos envolver nossos filhos, e fazer disso uma brincadeira. Se precisarmos caminhar juntos até o mercado, podemos fazer um jogo imaginário, jogar amarelinha ou contar coisas de cores diferentes ao longo do caminho. 

 

4. Conclua a sessão compartilhando as informações abaixo sobre por que a brincadeira é tão importante e use o conteúdo do tópico “A importância do brincar” para ilustrar a importância da brincadeira na construção de relacionamentos positivos. Este tópico está no e-Espiritualidade na infância.


PARA COMPARTILHAR COM PARTICIPANTES

Compartilhe com pais, cuidadores e educadores as atividades disponíveis no e-Espiritualidade na infância. Elas podem ser feitas com as crianças e incluem muitos bons exemplos de atividades lúdicas. 

Incentive os pais e cuidadores a darem sugestões de brincadeiras e compartilharem com todos os participantes.


RECOMENDAÇÕES PARTICIPANTES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler o tópico “A importância da brincadeira para o desenvolvimento espiritual e o bem-estar integral das crianças”.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você criaria espaços para os cuidadores explorarem plenamente a importância do brincar e como eles podem continuar brincando com seus filhos diariamente de maneiras simples?

Você está aqui: