6ª Sessão - Meu bem-estar espiritual


Encontro 2 – Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade


OBJETIVOS

Identificar como, ao promover o seu próprio bem-estar, particularmente ao gerir as suas emoções, os participantes podem melhorar as suas práticas parentais e as suas relações com os filhos, promover ambientes positivos e experiências fortalecedoras para eles e contribuir para o seu bem-estar 

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • papéis e giz de cera;
  • pequenos vídeos animados, imagens ou histórias.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Selecione com antecedência um curta-metragem de animação, ou imagens de revistas/jornais, ou uma história ou dramatização personalizada para o público que retrate uma situação em que cuidadores e pais perdem a paciência e respondem às crianças de forma violenta. 

 

2. Organize os participantes em pequenos grupos de cinco pessoas para que todos possam participar. Depois de mostrar a situação, peça aos grupos que conversem usando as seguintes perguntas:

  • Que tipos de violência foi vista? 
  • Por que você acha que os adultos responderam usando violência? 
  • Que emoções você viu? Emoções difíceis podem desencadear violência? 
  • O que você pode fazer, quando sentir essas emoções difíceis, para não responder de forma violenta? 

 

3. Explique aos participantes que todos passam por emoções difíceis e que é importante prestar atenção e encontrar maneiras positivas de lidar com essas emoções.Desenvolver nossa capacidade de nos conectarmos com nós mesmos, com os outros, com a natureza e com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema pode ajudar a melhorar nossa capacidade de lidar com emoções e respostas difíceis. 

Compartilhe as seguintes técnicas para gerenciar emoções:

 

Passo 1 – Respire e pare

Em vez de reagir imediatamente, concentre-se na sua respiração e no que se passa dentro de você. 

 

Passo 2 – Dê um nome 

Dê um nome ao que você está passando: está triste? nervoso? sem paciência? como seu corpo está reagindo?

 

Passo 3 – O que você pode fazer?

Agora que você dedicou algum tempo para descobrir o que exatamente está sentindo, pense no que pode fazer para se sentir melhor, para encontrar a calma novamente. 

 

Passo 4 – Aja

Nunca deixe uma emoção negativa crescer em você sem fazer algo para ajudá-lo a se sentir melhor.

 

4. Usando o exemplo da situação apresentada anteriormente, convide os participantes, em duplas, a pensar e seguir os passos propostos acima e ver como isso transformaria a situação. Apresente-o passo a passo para que todos os participantes possam segui-lo.

 

5. Para concluir, partilhe alguns exemplos positivos de como gerir as emoções: 

  • ir passear ou sentar-se num local onde se sinta seguro;
  • ouvir uma música, que pode ser da sua tradição espiritual ou religiosa;
  • ler uma história ou fragmento de um livro religioso ou tradição espiritual que fala com você;
  • conversar com um amigo/outro pai ou alguém em quem você confia;
  • anotar seus sentimentos em seu registro de aprendizado;
  • desenhar seus sentimentos;
  • concentre-se em sua respiração até se sentir mais calmo etc. 

Compartilhe como é importante aprender a administrar as emoções, pois as crianças aprenderão com o que veem. Responder com violência é recorrer a uma solução rápida que terá repercussões ao longo da vida da criança na forma como ela se vê e se relaciona consigo mesma, com os outros e com o mundo.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos:
    • Compreensão da espiritualidade, na Sessão 3;
    • A importância dos adultos desenvolverem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais na Sessão 5.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como as emoções fluem através de nós o tempo todo, a maneira como lidamos com elas em nossas vidas é o que faz a diferença. Quais são algumas alternativas não violentas para lidar com comportamentos desafiadores na educação dos filhos?

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