6ª Sessão - Meu bem-estar espiritual
Encontro 1 – Encorajando o coração e criando um espaço espiritual
OBJETIVOS
Identificar como, ao promover seu próprio bem-estar espiritual, os adultos podem aprimorar suas práticas parentais e relacionamentos com crianças, promover ambientes positivos e experiências fortalecedoras para eles e contribuir para seu bem-estar.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
Prepare um espaço para os participantes sentarem ou deitarem: pode ser um espaço exterior sossegado num parque ou jardim, numa biblioteca, ou qualquer outro espaço que convide ao sossego e à calma. Também prepare uma pequena bolsa ou caixa.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Dê as boas-vindas a todos ao encontro. Use uma sacola ou caixa e convide os participantes a colocarem dentro dela todas as coisas daquele dia que os preocupam - tarefas a fazer, algo que ouviram ou fizeram que está perturbando sua mente ou coração, qualquer coisa que possa tirá-los do “aqui e agora".
2. Você pode tocar uma música suave ou pedir para alguém tocar um instrumento. Em seguida, convide os participantes a se deitarem ou encontrarem uma posição confortável. Peça-lhes para apenas ouvir a música/instrumento e deixar as emoções e os pensamentos passarem, para ouvir o coração sem julgamento, apenas deixando o tempo fluir, inspirando e expirando lentamente. Faça isso pelo período de tempo que achar mais adequado.
3. Em seguida, pergunte aos participantes:
- Como foi a experiência para você? Como seu coração e sua mente se sentiram?
- Com que frequência você dedica tempo para cuidar do seu coração e da sua mente, para se conectar com o seu próprio coração e a mente do seu filho?
4. Ao trabalhar com pais ou cuidadores, compartilhe com os participantes as seguintes técnicas para proteger e encorajar a criação de um espaço espiritual:
Defina seu próprio espaço interior: Os dias às vezes podem ser difíceis. Encontre tempo diariamente para, mesmo que brevemente, conectar-se consigo mesmo para acalmar seu próprio coração e, assim, conectar-se melhor com as crianças em sua vida. Você pode fazer isso através do tempo na natureza, jardinagem, oração ou meditação.
Seja exemplo - faça o que se fala: É através de você e do seu exemplo que as crianças vivenciam o mundo. Quando você amamenta ou alimenta seu bebê, troca a fralda, dá banho, alimenta, brinca e fica com ele, você incorpora amor, compaixão, confiança e conexão com todo o universo.
Cultive a capacidade de contemplação silenciosa: O silêncio pode ser poderoso. Quando você está em silêncio, conectado à sua espiritualidade e ao seu filho, você cria a oportunidade para estarem em sintonia um com o outro. Você pode fazer isso simplesmente ficando em silêncio, ou pode compartilhar um momento aconchegante na cadeira, compartilhando um livro, brincando suavemente, desenhando ou simplesmente deitado.
Acolha a natureza como seu co-pai e professor de seus filhos: O contato com a natureza é muito importante. Passe algum tempo ao ar livre. Abrace uma árvore, brinque na grama, vá a um parque e explore suas plantas e animais, cuide do seu jardim, animais ou plantas que você tem em casa. Ao fazer isso, você está mostrando a sacralidade de todos os seres vivos e o espírito que permeia toda a natureza
Use suas palavras: As palavras que você escolher definirão o tom da percepção espiritual. Fale gentilmente, use palavras que estejam ligadas aos seus valores ao falar sobre pessoas, animais ou o mundo — o generoso, gentil, amoroso, gentil, etc.
5. Termine a sessão partilhando que estamos profundamente ligados: à natureza, aos animais e às pessoas que amamos, em particular aos nossos filhos, e que, por isso, os nossos filhos podem sentir como nos sentimos, como somos e como estamos cuidar de nós mesmos, deles e da natureza. Ao promover o nosso próprio bem-estar, melhoramos as práticas parentais e as relações com as crianças.
RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES Convide os facilitadores para…
|
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 6ª Sessão-Módulo 2
- >
- Encontro 1