5ª Sessão - Minha compreensão da espiritualidade
Encontro 2 – Explorando minha espiritualidade através da religião
OBJETIVO
Os participantes identificam como suas próprias crenças e práticas religiosas e espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual.
MATERIAIS E PREPARAÇÕES
- Papel e giz de cera;
- reflexões teológicas/escrituras religiosas do site do Consórcio;
- tópico “Cuidando da própria espiritualidade através das tradições religiosas e espirituais” disponível no e-Espiritualidade na infância.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Dê as boas-vindas aos participantes da sessão lendo uma reflexão teológica relacionada a como as práticas e crenças religiosas e espirituais contribuem para o desenvolvimento espiritual.
2. Peça aos participantes que compartilhem suas impressões e reflexões sobre suas próprias práticas religiosas ou espirituais e como elas contribuem para seu desenvolvimento espiritual. Para apoiar o diálogo, faça algumas das seguintes perguntas:
- O que/quem influencia suas crenças?
- Como você acha que seus valores e crenças religiosas/espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual e bem-estar?
- Como eles ajudam você a lidar com seus dilemas e conflitos e a reconciliar diferenças?
- Como eles ajudam você a se conectar com outras pessoas e com sua comunidade?
3. Pergunte aos participantes como desenvolver suas próprias crenças e práticas religiosas e espirituais pode, por sua vez, beneficiar as crianças.
4. Conclua a sessão compartilhando que nossas tradições religiosas nos lembram de valores e princípios que fortalecem nossa compreensão mútua. Praticar religião e promover nossa própria espiritualidade significa que estamos desenvolvendo relacionamentos, não apenas conosco ou com o que é chamado de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema, mas também com colegas dentro e fora de nosso ambiente e comunidade.
Explique que essas relações horizontais também são intergeracionais. Ao interagir com colegas e idosos, as crianças aprendem a ser participantes ativos e pensadores críticos. Esse sentimento de interconexão nos permite:
- ter sentimento de pertencimento;
- compreender valores universais comuns a todas as tradições religiosas como o respeito e a empatia;
- ter o senso de autocontrole e a paciência necessária para encontrar soluções pacíficas para os desafios;
- e abraçar um senso de responsabilidade social que nos encoraja a lidar com problemas que afetam os outros.
RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES Convide os facilitadores para…
|
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 5ª Sessão-Módulo 2
- >
- Encontro 2