5ª Sessão - Minha compreensão da espiritualidade


Encontro 1 – Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual


OBJETIVO

Os participantes irão explorar e refletir sobre sua própria compreensão da espiritualidade e as práticas e fatores que promovem seu desenvolvimento.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • Papel colorido e giz de cera;
  • materiais para a viagem;
  • cartolina; 
  • tópicos “Cuidando da própria espiritualidade através das tradições religiosas e espirituais”, “Características da espiritualidade”, Ferramentas espirituais”, “Necessidades espirituais” disponíveis no e-Espiritualidade na infância.

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Prepare antecipadamente 4 espaços físicos diferentes — cada um com um tema diferente — que permitirão aos participantes explorar diferentes sentidos, emoções e pensamentos.

Espaço 1. Eu mesmo — Use um espelho escondido dentro de um livro ou revista e convide os participantes um a um para, em silêncio, irem ver uma pessoa muito importante em suas vidas.
Uma vez que cada um se veja no espelho, espalhe no chão/parede papéis que contenham as seguintes questões: como você cuida do bem-estar dessa pessoa? Você já enfrentou uma situação em que sua dignidade humana não foi respeitada? Como você se sentiu? O que o ajudou a permanecer centrado?

Espaço 2. Relacionamento com os outros — Prepare corações desenhados em papel vermelho, um por participante, que caiba em suas mãos. Os participantes escrevem o nome de uma pessoa que eles mais estimam em sua vida. Em seguida, solicite que amassem o coração e depois tentem desamassar. 

Peça-lhes que reflitam: 

  • Você pode colocá-lo de volta na forma original?
  • Quão fáceis/difíceis são os relacionamentos? Quão difícil ou fácil é consertar relacionamentos que foram rompidos, perdoar e reconciliar? O que é preciso para isso? 
  • É possível estar aberto à possibilidade de perdão, mesmo que alguém realmente me machuque ou alguém que eu amo e me preocupo?

Espaço 3. Natureza — Vá para um lugar na natureza, um jardim ou qualquer lugar ao ar livre que convide os participantes a usar seus sentidos. 

Você pode preparar papéis com perguntas: 

  • Qual é a sensação do sol em sua pele? Qual é a sensação do vento? O que você ouve?
  • O que você vê? O que a natureza me transmite? Qual é a minha responsabilidade em cuidar do nosso planeta? Pelo que você se sente grato?

Espaço 4. Deus/Divino/Transcendente/Realidade Última — Prepare um ambiente tranquilo, com música ou sons suaves, com alguns poemas escritos em papel sobre a vida e seus mistérios, várias escrituras religiosas selecionadas com sensibilidade para a diversidade religiosa de participantes.
Convide os participantes a reservarem um momento para se conectar com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema, de maneira que se sentirem mais confortáveis.

Eles podem fazer isso através da oração, meditação, silêncio, leitura e reflexão sobre o poema, refletindo sobre as escrituras religiosas, etc. 

 

2. Assim que os participantes estiverem reunidos para a atividade, apresente esta jornada silenciosa. Compartilhe com os participantes que eles serão convidados a explorar vários espaços, cada um com uma experiência única. Diga-lhes que confiem que nenhum mal lhes será causado.  Explique que, para esta experiência, existem quatro espaços diferentes, cada um com um convite único para pensar, fazer, compartilhar e refletir. O comum em todos os espaços é um convite ao silêncio.

Comece a jornada em silêncio com os participantes, guiando-os do espaço 1 ao espaço 4. Os participantes se movem entre 4 espaços diferentes, permanecendo 10 minutos em cada espaço.


3. Assim que os participantes explorarem todos os 4 espaços, retorne à sala principal, ainda em silêncio, e reflitam juntos sobre a experiência. Para isso, traga alguns objetos de cada um dos espaços para a sala principal e peça para acessarem os tópicos “Características da espiritualidade”, “Ferramentas espirituais”, “Necessidades espirituais” disponíveis no e-Espiritualidade na infância.

 

4. Peça aos participantes que compartilhem suas experiências e reflexões em um círculo usando as seguintes perguntas como guia: 

- Como foi sua experiência? 

- O que foi difícil?

- O que te tocou?

Deixe que os participantes explorem cada um dos tópicos e com os quais eles se relacionam em relação à experiência e como se relacionam consigo mesmos, com a natureza, com os outros, com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente, ou Realidade Suprema, e convide-os a compartilhar.

Assegure-os de que não há certo ou errado – que cada indivíduo único vive sua própria espiritualidade de maneira diferente.

Faça as seguintes perguntas: 

  • A espiritualidade é algo que se experimenta individualmente ou é em relação ao outro, com o mundo ao redor? É inata? Adquirida? 
  • Como podemos fomentá-la e quais “ferramentas” podem ajudar? Como isso contribui para o nosso bem-estar?

 

5. Encerre a sessão refletindo sobre o fato de que cada pessoa vive sua espiritualidade e nutre seu desenvolvimento espiritual de forma única – para algumas pessoas é através de sua comunidade e práticas religiosas; para outros é através das artes; para outros através da música, ir ao mar, servir a comunidade, ou fazer coisas que os deixem felizes e realizados, lidando com dilemas e contradições, meditação, brincadeiras, oração. 

Ao trabalhar com pais e cuidadores, incentive-os a criar, junto com a criança, um espaço especial na casa para que ela alimente sua espiritualidade. Pode ter cores, desenhos, músicas, imagens que instiguem a imaginação, a calma e o encantamento da criança.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler o tópico “A importância dos adultos nutrirem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais”.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a encorajar os participantes a se prepararem para cuidar das crianças, responder de maneira mais positiva às suas necessidades e ajudar a criar espaços seguros e respeitosos para que explorem sua interconexão com os outros?

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