5ª Sessão - Minha compreensão da espiritualidade
Encontro 1 – Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual
OBJETIVO
Os participantes irão explorar e refletir sobre sua própria compreensão da espiritualidade e as práticas e fatores que promovem seu desenvolvimento.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- Papel colorido e giz de cera;
- materiais para a viagem;
- cartolina;
- tópicos “Cuidando da própria espiritualidade através das tradições religiosas e espirituais”, “Características da espiritualidade”, Ferramentas espirituais”, “Necessidades espirituais” disponíveis no e-Espiritualidade na infância.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Prepare antecipadamente 4 espaços físicos diferentes — cada um com um tema diferente — que permitirão aos participantes explorar diferentes sentidos, emoções e pensamentos.
Espaço 1. Eu mesmo — Use um espelho escondido dentro de um livro ou revista e convide os participantes um a um para, em silêncio, irem ver uma pessoa muito importante em suas vidas. |
Espaço 2. Relacionamento com os outros — Prepare corações desenhados em papel vermelho, um por participante, que caiba em suas mãos. Os participantes escrevem o nome de uma pessoa que eles mais estimam em sua vida. Em seguida, solicite que amassem o coração e depois tentem desamassar. Peça-lhes que reflitam:
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Espaço 3. Natureza — Vá para um lugar na natureza, um jardim ou qualquer lugar ao ar livre que convide os participantes a usar seus sentidos. Você pode preparar papéis com perguntas:
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Espaço 4. Deus/Divino/Transcendente/Realidade Última — Prepare um ambiente tranquilo, com música ou sons suaves, com alguns poemas escritos em papel sobre a vida e seus mistérios, várias escrituras religiosas selecionadas com sensibilidade para a diversidade religiosa de participantes. Eles podem fazer isso através da oração, meditação, silêncio, leitura e reflexão sobre o poema, refletindo sobre as escrituras religiosas, etc. |
2. Assim que os participantes estiverem reunidos para a atividade, apresente esta jornada silenciosa. Compartilhe com os participantes que eles serão convidados a explorar vários espaços, cada um com uma experiência única. Diga-lhes que confiem que nenhum mal lhes será causado. Explique que, para esta experiência, existem quatro espaços diferentes, cada um com um convite único para pensar, fazer, compartilhar e refletir. O comum em todos os espaços é um convite ao silêncio.
Comece a jornada em silêncio com os participantes, guiando-os do espaço 1 ao espaço 4. Os participantes se movem entre 4 espaços diferentes, permanecendo 10 minutos em cada espaço.
3. Assim que os participantes explorarem todos os 4 espaços, retorne à sala principal, ainda em silêncio, e reflitam juntos sobre a experiência. Para isso, traga alguns objetos de cada um dos espaços para a sala principal e peça para acessarem os tópicos “Características da espiritualidade”, “Ferramentas espirituais”, “Necessidades espirituais” disponíveis no e-Espiritualidade na infância.
4. Peça aos participantes que compartilhem suas experiências e reflexões em um círculo usando as seguintes perguntas como guia:
- Como foi sua experiência?
- O que foi difícil?
- O que te tocou?
Deixe que os participantes explorem cada um dos tópicos e com os quais eles se relacionam em relação à experiência e como se relacionam consigo mesmos, com a natureza, com os outros, com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente, ou Realidade Suprema, e convide-os a compartilhar.
Assegure-os de que não há certo ou errado – que cada indivíduo único vive sua própria espiritualidade de maneira diferente.
Faça as seguintes perguntas:
- A espiritualidade é algo que se experimenta individualmente ou é em relação ao outro, com o mundo ao redor? É inata? Adquirida?
- Como podemos fomentá-la e quais “ferramentas” podem ajudar? Como isso contribui para o nosso bem-estar?
5. Encerre a sessão refletindo sobre o fato de que cada pessoa vive sua espiritualidade e nutre seu desenvolvimento espiritual de forma única – para algumas pessoas é através de sua comunidade e práticas religiosas; para outros é através das artes; para outros através da música, ir ao mar, servir a comunidade, ou fazer coisas que os deixem felizes e realizados, lidando com dilemas e contradições, meditação, brincadeiras, oração.
Ao trabalhar com pais e cuidadores, incentive-os a criar, junto com a criança, um espaço especial na casa para que ela alimente sua espiritualidade. Pode ter cores, desenhos, músicas, imagens que instiguem a imaginação, a calma e o encantamento da criança.
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