4ª Sessão- Violência contra crianças
Encontro 2 – Violência contra crianças: prevenção e proteção
OBJETIVOS
Analisar os tipos de violência que as crianças enfrentam e como isso afeta o desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- Vários jornais e revistas velhos;
- tesoura e cola;
- cerca de dois metros ou mais de papel ou tecido;
- canetas ou canetinhas coloridas,
- sprays coloridos não tóxicos;
- tópicos “Violência Direta”, “Violência Estrutural”, “Violência e seu impacto no desenvolvimento infantil” e “Demanda ética”, disponíveis no e-Espiritualidade na infância.
Esta atividade cria oportunidade para discutir as realidades atuais da violência contra crianças nos primeiros anos e para refletir sobre as formas como a violência pode ser prevenida ou interrompida. Você pode usar materiais que encontra on-line ou em jornais locais para ilustrar os problemas.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Coloque o pedaço comprido de papel ou tecido no chão. Com um marcador preto, desenhe tijolos e outros detalhes no papel para que pareça um muro de rua.
Em mesas diversas, coloque fotos, recortes de jornais ou revistas, ou outros impressos que retratem diversos tipos de violência contra crianças de 0 a 8 anos — emocional, negligência, corporal, verbal, etc., incluindo violência estrutural como pobreza, crianças em áreas de conflito, discriminação contra crianças devido às suas origens ou crenças.
2. Convide os participantes a fazer uma colagem sobre a violência contra a criança em suas comunidades hoje — casas, ruas, etc. — sobre o qual ninguém fala ou aborda, e como os participantes o veem. Os participantes podem colocar palavras, imagens, desenhar suas próprias imagens - o que eles acham que expressa isso.
Dê bastante tempo para isso e junte os participantes ao redor das mesas para ajudá-los a expandir sua compreensão sobre os tópicos levantados por meio de perguntas abertas.
Quando terminarem a colagem, reúnam-se em torno dela e observem-na por alguns minutos. Em seguida, faça perguntas reflexivas aos participantes, como:
- O que mais chama sua atenção?
- Quais são os diferentes tipos de violência que as crianças enfrentam desde os primeiros anos em suas comunidades?
- Quais tipos não são falados ou são tabus na sua comunidade? Por que?
- Por que a violência contra crianças é normalizada em muitos locais?
- Como isso afeta a vida das crianças?
- Que consequências a violência tem no desenvolvimento das crianças e particularmente no bem-estar das crianças?
3. Peça aos participantes para selecionar um exemplo concreto que mais chamou a atenção da discussão anterior e converse:
- Por que isso acontece (causas básicas)?
- Como isso afeta a vida das crianças e o futuro como adultos? O que podemos fazer sobre isto? Como?
- O que pode ser feito para proteger as crianças vítimas desse tipo de violência?
- Como as comunidades religiosas podem desafiar as normas sociais e culturais que toleram a violência contra as crianças e ajudar os pais a seguir normas que respeitam e afirmam a dignidade das crianças?
4. Para terminar, peça que os participantes acessem os tópicos “Estresse tóxico”e “Violência e seu impacto no desenvolvimento infantil”, leiam o conteúdo, vejam a imagem e, se possível, assistam ao vídeo.
Se for preciso, compartilhe com eles que, quando as crianças experimentam negligência, violência ou medo, seu cérebro reconhece e reage a isso como uma ameaça ao seu bem-estar. A violência pode alterar a estrutura e o funcionamento do cérebro em desenvolvimento, o que significa que pode afetar a linguagem e o funcionamento cognitivo (pensamento), resultando em problemas sociais e emocionais e gerando medo, ansiedade, depressão, risco de automutilação e comportamento agressivo. Estudos mostram que crianças expostas à violência têm maior probabilidade de serem vítimas de violência mais tarde na vida e de se tornarem perpetradores, usando violência como adultos contra parceiros domésticos e seus próprios filhos, e correm maior risco de se envolver em comportamento criminoso.
RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES Convide os facilitadores para…
|
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 4º Sessão-Módulo 1
- >
- Encontro 2