A espiritualidade é inata. Somos inerentemente, geneticamente espirituais. A criança entra no mundo preparada para ter uma vida espiritual e, ao mesmo tempo, sua espiritualidade precisa ser cultivada e sustentada.
A espiritualidade é uma parte intrínseca do ser humano. O ser humano é um ser espiritual; é uma capacidade humana intrínseca. A espiritualidade é compreendida e manifestada com grande variedade entre culturas e tradições religiosas e espirituais ao longo da história.
A espiritualidade é multidimensional. A espiritualidade é sobre a interconexão consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema.
A espiritualidade não pode ser imposta. O processo de promoção da espiritualidade não pode acontecer por imposição ou ensino vertical, ocorre por meio de modelos, relacionamentos positivos e experiências.
A espiritualidade está relacionada, mas não se limita à religião e à fé. A espiritualidade pode ser cultivada dentro e fora das estruturas religiosas e espirituais tradicionais.
A espiritualidade está embutida nos relacionamentos e na comunidade. É moldado pela comunidade, narrativas religiosas e espirituais, crenças e práticas, bem como pelas forças mais amplas da sociedade e da cultura.
A espiritualidade se expressa no comportamento ético. Promove um núcleo distinto de valores que moldam as relações das pessoas com os outros, ajuda a fortalecer o respeito pela diversidade, a empatia e a compaixão por outros seres humanos e as responsabilidades individuais e coletivas para com os outros, a comunidade e a natureza.
A espiritualidade é transmitida intergeracionalmente. A criança vê a experiência de espiritualidade de um dos pais ou cuidador e, em seguida, segue o exemplo, enquanto está imersa no amor dos pais.
A espiritualidade apoia a aprendizagem inter-religiosa e o respeito por outras religiões ou crenças. Promover o desenvolvimento espiritual fortalece as crenças religiosas e espirituais da família da criança quando feita em um ambiente de liberdade e respeito pela capacidade da criança de questionar e criar significado; à medida que a criança cresce, esse carinho fortalece sua capacidade de entender as religiões e crenças de outras pessoas, tomar suas próprias decisões e exercer seu direito à liberdade de religião ou crença.
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Espiritualidade na infância
- >
- Espiritualidade…