A dignidade da criança é afirmada quando se dá atenção ao seu desenvolvimento integral e quando toda a sociedade trabalha para proteger as crianças da violência e para promover a educação através do amor e do cuidado.
Até agora, este material apresentou a importância de uma abordagem de desenvolvimento integral da criança que inclua a espiritualidade das crianças, particularmente nos primeiros anos de vida, que são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades das crianças ao longo da vida. Agora vamos explorar a compreensão da espiritualidade sob uma abordagem comum, que respeita as diversas perspectivas religiosas e não religiosas e que apoia o desenvolvimento de capacidades espirituais.
Em direção a uma compreensão da espiritualidade
Existe uma infinidade de definições de espiritualidade e não há uma definição universalmente aceita. Comunidades religiosas e espirituais podem ver esse conceito sob uma luz diferente. Estudiosos geraram várias definições, incluindo estas:
- “A esfera de valores e crenças em relação a si mesmo, aos outros, à natureza, à vida e ao Divino que informa as escolhas e ações da vida diária de uma pessoa.”
- “A dimensão natural da vida que inclui: pensar e sentir sobre a transcendência; ideias sobre um criador ou força criativa no cosmos; valores HUMANOS; senso de significado e propósito na vida; amar e cuidar de si e dos outros; senso de mordomia para a terra e sua flora e fauna; a estética.”
- “Um sistema de conexões profundas das crianças levando primeiro à autoconsciência e, posteriormente, ao cultivo de disposições básicas e complexas inflamadas por momentos de admiração, alegria e paz interior que se desenvolvem nos traços de personalidade pró-sociais de cuidar, bondade, empatia e reverência.”
- A espiritualidade baseia-se em alguns ou todos os três relacionamentos:
- (1) o relacionamento transcendente com Deus ou um poder superior;
- (2) relacionamentos espirituais com outras pessoas baseados em amor incondicional, perdão, alegria e compaixão; e
- (3) a conscientização e perspectiva de nosso eu transcendente, ou nosso eu superior.
A espiritualidade não se limita apenas à religião ou a pessoas religiosas. A espiritualidade refere-se a conexão e relação consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com aquilo que é referido como Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema. Uma espiritualidade que conecta esses relacionamentos multidimensionais ajudam as crianças a se fundamentarem em seu senso de identidade e as ajudam a se conectarem às suas raízes. Constrói um sentimento de pertença, fortalece a identidade das crianças, valores éticos, comportamentos pró-sociais e relações positivas com os outros. Ele também ajuda as crianças a desenvolver um senso de propósito e significado em torno de quem são, o que fazem, onde vivem e o que elas devem ser e querem se tornar. |
A abordagem neste material, para entender a espiritualidade, respeita a singularidade da espiritualidade em cada tradição religiosa e espiritual. Ele coloca menos ênfase na estrutura institucional formal das religiões, e mais ênfase nos valores e princípios centrais distintos que afirmam a dignidade humana - encontrada em todas as principais religiões e tradições espirituais e que moldam a compreensão do que é ser humano e o que significa estar em relação com outras pessoas e com a natureza.
A compreensão da espiritualidade neste material é formada pelas seguintes proposições:
A espiritualidade é inata: Somos inerentemente, geneticamente espirituais. Há fortes evidências de que demonstram que biologicamente, neurologicamente e psicologicamente, a espiritualidade faz parte da natureza do ser humano e é fundamental para prosperar. A espiritualidade está integrada com nossas capacidades biológicas para percepção e detecção - os sentidos, o intelecto, as emoções e a consciência em si. A espiritualidade natural ou inata existe como uma capacidade humana. A sintonização espiritual inata das crianças pequenas é biológica e de desenvolvimento. A criança entra no mundo preparada para ter uma vida espiritual e, ao mesmo tempo, sua espiritualidade precisa ser cultivada e sustentada. |
A espiritualidade é uma parte intrínseca do ser humano: O ser humano é um ser espiritual; é uma capacidade humana intrínseca. Ao longo da história e em todas as sociedades, as formas de espiritualidade tornaram-se parte da experiência humana, e a espiritualidade permaneceu uma força robusta na vida dos indivíduos e sociedades. A espiritualidade é compreendida e manifestada com grande variedade entre culturas e tradições religiosas. |
A espiritualidade é multidimensional: Espiritualidade é sobre a interconexão consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com aquilo a que as pessoas se referem como Deus, Divino, o Transcendente ou Realidade final. Esses quatro aspectos estão intimamente ligados e se sobrepõem, fornecendo integralidade na vida das pessoas. |
A espiritualidade não pode ser imposta: A espiritualidade não é algo que se imponha ou mesmo se dê à criança. O processo de nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças não pode acontecer por imposição ou metodologia, ocorre por meio de exemplos, relacionamentos e experiências. É criando espaços seguros, amorosos e respeitosos para as crianças se conectarem consigo mesmas e com os outros, a natureza e aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente, ou Realidade Última, que a criança desenvolve sua própria espiritualidade. |
A espiritualidade está relacionada, mas não se limita à religião e à fé: Espiritualidade não é o mesmo que religiosidade, nem é o mesmo que desenvolvimento religioso. A ênfase da espiritualidade está na conexão com os outros e a natureza e com um senso de significado e propósito, ao invés de ser focada na estrutura organizada, regras morais e leis da religião, per se. A espiritualidade pode ser cultivada dentro e fora das estruturas religiosas e espirituais tradicionais. |
A espiritualidade está embutida nos relacionamentos e na comunidade: A espiritualidade está intimamente ligada ao vínculo humano e é relacional, inspirado na experiência de transcendência, no relacionamento uns com os outros, com a natureza, com Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Última e com si mesmo. Exames cerebrais mostraram que a parte do cérebro que é ativada quando as pessoas se sentem espirituais é a mesma que permite que as pessoas se unam e vejam dignidade e valor umas nas outras. A espiritualidade é moldada através da comunidade, narrativas religiosas e espirituais, crenças e práticas, bem como pelas forças mais amplas na sociedade e cultura. Os relacionamentos e a espiritualidade permitem que as pessoas vejam o sagrado no outro — ela promove a interconexão com outros seres humanos além das categorias de gênero, religião, crenças, etnias ou cultura. |
A espiritualidade se expressa no comportamento ético: A espiritualidade se concentra na vida interior e exterior e se manifesta por meio de comportamentos e ações éticas. Promove um núcleo distinto de valores que moldam as relações das pessoas com os outros, ajuda a fortalecer o respeito à diversidade, a empatia e compaixão por outros seres humanos, e responsabilidades individuais e coletivas para com a comunidade e a natureza. A espiritualidade, quando alimentada ativa e intencionalmente, é uma força que molda a vida, não apenas para o indivíduo, mas também para a comunidade em geral. |
A espiritualidade é transmitida de geração em geração: Estudos projetados para aprender como o relacionamento das crianças com Deus ou um espírito universal se desenvolve, mostram que a primeira experiência formativa do relacionamento transcendente muitas vezes é através da experiência de seus pais. O aceno de cabeça, ou a transmissão de geração em geração da espiritualidade, passa por sua prática, seja em oração pessoal, observância religiosa ou outra prática espiritual: uma consciência compartilhada contínua da presença espiritual no mundo. A criança vê a experiência de espiritualidade dos pais ou cuidadores e depois segue o exemplo, enquanto está imerso no amor do progenitor. A espiritualidade natural de uma criança torna-se uma poderosa capacidade vitalícia através do amor incondicional da relação pais-filhos. Como pais e cuidadores criam seus filhos para a espiritualidade, desde o nascimento até a adolescência, pode abrir este caminho de desenvolvimento - ou desligá-lo. |
A espiritualidade apoia a aprendizagem inter-religiosa e o respeito por outras religiões ou crenças: Na primeira infância, a promoção do desenvolvimento espiritual das crianças deve ajudá-las a entender diferentes religiões e crenças espirituais, para que respeitem os outros, mostrem compaixão através da apreciação e da diversidade, e desenvolvam uma espiritualidade inclusiva. A promoção da espiritualidade fortalece as crenças religiosas da família, quando nutrida em um ambiente de liberdade e respeito pela capacidade da criança de questionar e criar sentido; à medida que a criança cresce, fortalece sua capacidade de entender as religiões e crenças de outras pessoas, fazer suas próprias decisões e exercer seu direito à liberdade de religião ou crença. |
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 3ª Sessão-Módulo 1
- >
- Compreensão da espiritualidade