3ª Sessão - Desenvolvimento espiritual de crianças


Encontro 2 – Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante?


OBJETIVOS

Compreender o desenvolvimento espiritual das crianças, por que é importante e como contribui para o bem-estar das crianças.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • Papel e canetinhas em cores diferentes.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes e explique o objetivo da atividade. Relembre sobre o que foi falado no encontro anterior, sobre espiritualidade, e revise o assunto com os participantes. 

2. Organize quatro mesas ou locais, cada uma com uma folha grande de papel e uma das perguntas abaixo, para reflexão:

  • Por que a espiritualidade das crianças é tão importante para seu desenvolvimento?
  • Como o desenvolvimento espiritual das crianças contribui para seu bem-estar?
  • Como as tradições religiosas contribuem para o desenvolvimento espiritual e bem-estar das crianças?
  • Que tipo de ferramentas e experiências — de nossas tradições religiosas/espirituais/culturais/familiares/comunitárias — podemos usar para promover a espiritualidade das crianças?

3. Organize os participantes em quatro grupos e cada grupo deve passar 10 a 15 minutos em cada mesa para conversar sobre a pergunta. Depois desse tempo, peça para mudarem de mesa, aleatoriamente, certificando-se de que passem por todas as mesas. Garanta um número equilibrado de pessoas em cada mesa.

4. De volta ao grupo principal, peça a cada grupo que compartilhe suas principais reflexões e percepções e apresente três condições para promover o desenvolvimento espiritual das crianças: ambientes seguros, relacionamentos positivos e experiências fortalecedoras. Conecte as reflexões dos participantes a essas condições.

5. Como conclusão, compartilhe com os participantes que o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos beneficia seu bem-estar integral nos próximos anos.
Pesquisas mostraram que crianças mais velhas cujos pais cultivaram a espiritualidade delas, apresentam chance maior de serem mais felizes, de desfrutar de maior bem-estar mental, físico e emocional e se sentirem interconectadas com outras pessoas e também consigo mesmas, com quem elas são e querem ser. 

Estudos também mostram jovens que, quando crianças, foram expostos ao desenvolvimento espiritual demonstram um comportamento menos agressivo, menos uso de substâncias, menos comportamentos de alto risco e menos risco de depressão.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos “Entendendo o desenvolvimento espiritual” e “Os 10 bens espirituais”.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de maneira que permitisse aos participantes entender a relação entre o desenvolvimento espiritual das crianças, seus benefícios e sua contribuição para o bem-estar das crianças?

Você está aqui: