Uma abordagem de desenvolvimento integral contribui para que as crianças alcancem todo o seu potencial e ajuda a criar as bases para a aprendizagem e o bem-estar ao longo da vida. Para que as crianças se desenvolvam de forma integral, deve-se dar atenção à boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizado.
Essas cinco áreas abrangem a Estrutura de Cuidado Integral da Criança, conforme pode ser visto na figura acima, e mostra estratégias-chave para apoiar o desenvolvimento das crianças desde a gravidez até os 3 anos de idade.
Ela oferece condições para manter as crianças seguras, saudáveis e bem nutridas, prestando atenção e respondendo às suas necessidades e interesses, incentivando-as a explorar seu ambiente e interagir com cuidadores e outras pessoas.
Este material é uma contribuição para apoiar os programas de pais e desenvolvimento da primeira infância para usar uma abordagem de desenvolvimento integral da criança por meio da inclusão do desenvolvimento espiritual das crianças e do envolvimento de comunidades religiosas e espirituais e atores da fé como influenciadores críticos no sistema ecológico da criança.
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Espiritualidade na infância
- >
- Cuidado integral da criança