2ª Sessão - Primeira infância e o desenvolvimento integral das crianças
Encontro 2 – O Desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças
OBJETIVO
Descrever os diferentes aspectos do desenvolvimento integral e do bem-estar e o papel central que o desenvolvimento espiritual das crianças desempenha.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- papel e caneta/giz de cera para os participantes;
- tópicos sobre desenvolvimento infantil e o tópico “É preciso uma comunidade para criar uma criança”, disponíveis no e-Espiritualidade na infância.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Crie um ambiente acolhedor e convide os participantes a encontrar um lugar e uma posição confortável. Apresente a atividade e seu objetivo.
2. Peça para os participantes fecharem os olhos e pensarem em seus filhos, netos ou crianças que tem convívio ou conhece. Pense nas crianças dando risada, chorando, brincando, conversando, entre outros momento. Convide a todos que, junto com estes pensamentos, deixar a mente e as emoções fluírem. Convide os participantes a relaxar e deixar sua mente e emoções fluírem enquanto ouvem e veem as imagens/sons das crianças.
3. Em um papel grande, explore com os participantes:
- Quando você pensa em criança(s), que palavras ou imagens vêm à sua mente?
- Quando você pensa no desenvolvimento integral das crianças, quais ideias e palavras vêm à sua mente?
- Quando você pensa em seu desenvolvimento espiritual, quais imagens, palavras, experiências ou ideias vêm à sua mente?
4. Peça aos participantes para acessar o e-Espiritualidade e ver o tópico “Desenvolvimento da criança”, na etapa “Espiritualidade na infância”.
Explique sobre os aspectos considerados no desenvolvimento dela, o que cada um significa e, em seguida, abra espaço para os participantes compartilharem suas reações, ideias e perguntas relacionadas a este tema. Pergunte a eles:
- O que é necessário para que uma criança se desenvolva de forma integral?
- Como as diferentes áreas estão inter-relacionadas?
- Por que você acha que o desenvolvimento espiritual é colocado no centro?
5. Peça agora para os participantes acessarem o tópico “É preciso uma comunidade para criar uma criança”. Peça para olharem na imagem no tópico e explique que, para o desenvolvimento infantil integral, é preciso considerar as diferentes pessoas e sistemas que afetam a criança e o contexto em que a criança cresce, incluindo comunidades religiosas e espirituais.
A aprendizagem e o desenvolvimento precoce podem ser vistos como um ecossistema complexo de relacionamentos que são influenciados por vários níveis do ambiente, desde os mais imediatos, como a família e a escola, até valores, leis e costumes culturais amplos.
Aqueles relacionamentos imediatos — microssistemas — é o nível mais influente e, portanto, o foco principal deste programa.
6. Conclua a sessão compartilhando que os pais e cuidadores têm maior influência sobre a criança nos primeiros anos de vida. Primeiro pela contribuição genética e pela experiência da criança no útero e depois pelas experiências dentro da família. Ressalte também que, à medida que as crianças crescem, elas gradualmente têm mais interações em outros ambientes, começam a frequentar creches, fazem amizade com seus vizinhos, se envolvem em suas comunidades religiosas e espirituais e com a comunidade mais ampla.
Cuidar de crianças pequenas e, consequentemente, promover seu desenvolvimento espiritual não é apenas o papel dos pais, cuidadores ou educadores, nem deve ser pensado como um papel exclusivo das mulheres. As comunidades religiosas e espirituais, como parte do microssistema e como um ambiente importante para muitas crianças no mundo, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento infantil. São espaços onde as crianças são expostas a práticas e rituais religiosos e espirituais, bem como a normas sociais e culturais aceitas por suas comunidades, que moldam suas identidades em relação aos outros.
Quando as crianças pequenas são acolhidas, aceitas e respeitadas em sua comunidade religiosa e espiritual, e são conhecidas, cuidadas e amadas por seus membros, elas desenvolvem um sentimento de pertencimento e identidade que as ajuda a crescer social, emocional e espiritualmente.
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