O processo de aprendizagem abaixo sugere a jornada que os facilitadores em treinamento devem seguir para:

  • Internalizar a importância do desenvolvimento espiritual das crianças.
  • Conectar-se com sua própria espiritualidade e crenças religiosas ou espirituais, e desafiar práticas que toleram a violência e violam os direitos das crianças.
  • Fortalecer o conhecimento e habilidade para planejar e realizar programas para ajudar os pais e cuidadores a criar as condições para promover o desenvolvimento espiritual das crianças.

No centro da aprendizagem e abordagem metodológica está o uso do diálogo como uma ferramenta para aprender uns com os outros, ouvir a si mesmo e às experiências dos outros, e experimentar encorajamento e apoio. O diálogo é importante para internalizar conhecimentos, fortalecer atitudes positivas, desenvolver novas habilidades e colocá-las em prática. Algumas dessas novas habilidades se concentram em envolver alunos adultos de maneira eficaz.

Outras são habilidades para ajudar os adultos a sintonizar sua própria vida espiritual e refletir sobre as maneiras práticas pelas quais podem nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças e a importância de fazê-lo.

Nas sessões com os participantes, há apresentações de novos temas, exemplos da vida real, uso de histórias e estudos de caso, dramatizações, troca de experiências e atividades para construir uma rede de apoio. Os participantes são então encorajados a pensar sobre como esses mesmos processos podem ser oferecidos aos pais, cuidadores e educadores.

Esses processos promovem uma mudança nas formas de entender a criança e seu desenvolvimento espiritual, e o ambiente que ela precisa para expressar e desenvolver plenamente sua espiritualidade.

Ao longo do programa, certifique-se de usar metodologias interativas, colaborativas e que estimulem a reflexão. Ao fazer isso, você estará dando exemplos de comportamentos e atitudes que apóiam e aumentam a participação, expressando respeito pelo outro e sua opinião, mostrando maneiras eficazes e éticas de lidar com quaisquer conflitos no grupo e trabalhando para manter o espaço de aprendizado seguro para o grupo.


O processo de aprendizagem

O círculo central laranja claro resume as metodologias usadas ao longo do processo de aprendizagem dos facilitadores, cujas etapas são mostradas nas 5 sessões externas.

  • A motivação dos facilitadores em treinamento decorre de seu interesse no bem-estar das crianças e o trabalho que realizam em suas comunidades. Os treinadores aproveitam essa motivação para envolver os participantes nas atividades e reflexões.
  • É fundamental que o treinamento ajude a aprofundar sua compreensão do bem-estar das crianças e a necessidade de promover o desenvolvimento espiritual delas, conecta-se com suas crenças religiosas e espirituais, e os prepara para desafiar as práticas que toleram violência e violam os direitos das crianças. Também é vital que o treinamento os ajude a entender o impacto que a violência tem na primeira infância e os efeitos na comunidade em geral, bem como as formas pelas quais o desenvolvimento espiritual das crianças pode atuar como uma abordagem preventiva e protetora contra a violência.
  • Como os participantes são facilitadores que irão atuar principalmente com pais, cuidadores e educadores, eles também precisarão aprender como o desenvolvimento espiritual dos adultos afeta o desenvolvimento espiritual e bem-estar das crianças. O treinamento deve dar-lhes oportunidades para refletir sobre este aspecto essencial das sessões:  a necessidade de desenvolver a espiritualidade dos adultos.
  • À medida que os facilitadores avançam no processo, eles terão tempo para reavaliar como crenças e práticas espirituais dos adultos influenciam, traduzem ou são refletidas nas reais interações com as crianças. Todas essas reflexões e experiências de treinamento serão usadas pelos facilitadores para projetar seus próprios programas para ajudar pais, cuidadores e educadores para desenvolver ambientes, práticas e experiências positivas para crianças pequenas.

Todos esses processos são realizados usando as metodologias listadas no centro do diagrama. Mantendo o respeito, a empatia, a gentileza e a compaixão pelo outro no centro dessas interações, os treinadores são ajudados a dialogar, compartilhar experiências e histórias e praticar a arte da facilitação e design de programas.


Também é importante levar em consideração que os adultos podem ter tido experiências de aprendizagem que podem ser tanto positivas quanto negativas. É importante reconhecê-las para utilizar ou abordar durante o treinamento.

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