Como parte da abordagem de aprendizagem projetada para internalizar informações e reflexões e para complementar os círculos de aprendizagem, os facilitadores podem apresentar a ideia de um diário de aprendizagem aos participantes. Esta é uma ferramenta para eles refletirem e documentarem sua aprendizagem e experiências.
Cada participante pode trazer um caderno para utilizar durante todo o programa.
Pais, cuidadores e educadores que não sabem escrever podem ser incentivados a documentar por meio de imagens, desenhos, áudios, ou simplesmente guardando uma caixa com itens que sirvam como lembranças de suas experiências.
O registro de aprendizado é privado e deve ser usado no final de cada sessão por cada participante para registrar suas experiências e sentimentos escrevendo, desenhando ou fazendo uma colagem. O diário de aprendizagem destina-se a fortalecer o processo de auto-reflexão. Deve ser concluído logo após o encontro, quando os participantes estiverem sozinhos e tiverem tempo para refletir.
A seguir estão algumas sugestões de perguntas reflexivas e declarações para o diário de aprendizagem:
O que aprendi com essa experiência?
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Essas sugestões podem ser adaptadas ou revisadas dependendo das atividades que os facilitadores realizam com os participantes.
Elas devem ajudar os participantes a identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes que adquiriram, bem como aqueles que desejam aprimorar ou desenvolver ainda mais. É melhor ter uma combinação de pontos práticos e algumas questões reflexivas.
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