Durante os encontros, os facilitadores são incentivados a formar círculos de aprendizagem com os participantes para promover o diálogo e compartilhar maneiras práticas de apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças. Esses círculos podem ocorrer no final de cada módulo ou como parte de um ou mais encontros. As orientações para este momento estão descritas no conteúdo básico das etapas que finalizam os módulos. 

As ideias a seguir podem ser usadas para preparar seus círculos de aprendizagem:

  • Crie um momento onde pais, cuidadores e educadores possam se reunir livremente para compartilhar ideias, experiências, desafios e histórias de sucesso em suas práticas de cuidado e educação das crianças. Permita o compartilhamento espontâneo, mas incentive os participantes a partilhar como os encontros podem ter ajudado e quaisquer recomendações que possam ter. 

  • Crie um momento de reflexão conjunta através de perguntas guiadas, estudos de caso ou cenários. Isso pode ajudar os participantes a refletirem sobre suas próprias experiências considerando uma situação que pode ser familiar para eles. Também pode abrir espaço para que eles compartilhem suas experiências, desafios e histórias de sucesso.

  • Crie um momento para compartilhar técnicas e ferramentas de autocuidado e peça aos participantes que compartilhem ideias para promover o próprio bem-estar espiritual, para que possam permanecer centrados e positivos em suas práticas de cuidado e educação das crianças. Momentos como este podem complementar os encontros do Módulo II, sobre como os adultos podem desenvolver sua própria espiritualidade.

Você pode organizar alguns desses momentos em torno de refeições ou comida para criar espaços informais, mas familiares e seguros, onde o diálogo possa fluir naturalmente.

É importante que essas oportunidades sejam criadas ao longo do programa para permitir tempo suficiente para interiorização, conexão e ajudar a construir uma rede de apoio.

Você está aqui: