Conforme mencionado anteriormente, pode haver situações em que os participantes tragam as crianças para o encontro. Nesses casos, sempre que possível, é ideal que o brinquedista ou brincador esteja presente e faça atividades com elas em uma área separada.
Idealmente, você pode usar as informações sobre os participantes e seus filhos que foram coletadas anteriormente para sugerir atividades do e-Espiritualidade na infância para o brinquedista ou brincador realizarem com as crianças.
Mesmo enquanto os próprios pais/cuidadores estão passando pela sessão, é possível sugerir a eles como as atividades com as crianças estão sendo desenvolvidas, pois pode inspirá-los a fazê-las em casa. Lembrar que eles podem baixar o aplicativo da Pastoral da Criança e ter acesso aos materiais educativos, como o e-Espiritualidade na infância.
Recomenda-se que todos os presentes – crianças, pais, educadores, facilitadores etc. – se reúnam para iniciar e terminar a sessão e partilhem algo que ilustra o tema ou que aprenderam durante o encontro. Pode ser uma música, um poema, um jogo ou uma reflexão. Isso pode gerar motivação para colocar em prática algo compartilhado e oportunidade para envolver a criança.
Promover o desenvolvimento espiritual das crianças não começa ou termina com as atividades planejadas durante a sessão; em vez disso, reservar um tempo extra para se reunir antes e depois de cada sessão ajuda a transformar as reflexões dos encontros em atividades práticas com as crianças. Isso, por sua vez, promove novos entendimentos e motiva pais, cuidadores e educadores a continuar o processo fora dos encontros em casa ou na escola. |
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