Elementos para uma jornada de sucesso

No início do programa de treinamento, dedique algum tempo para formular um conjunto de acordos a serem respeitados por todos os participantes. Peça aos participantes que façam sugestões e complemente conforme necessário. Isso pode incluir acordo sobre pontualidade, para garantir o início e o encerramento pontual de cada sessão, o uso de telefones celulares etc.


Instruções do local

Forneça informações sobre considerações específicas a serem respeitadas no local, como restrições ao fumo e restrições para comer e beber. Aproveite esta oportunidade para informar os participantes sobre os locais disponíveis para oração, a localização dos banheiros, secretaria, saídas de emergência, kits médicos e locais onde serão servidos os intervalos para café/chá e refeições.


Reflexões matinais, meditação/oração e silêncio

Sugere-se iniciar cada sessão da manhã com um momento para que os participantes se conectem consigo mesmos e preparem suas mentes para o dia. Você também pode querer oferecer outros momentos durante ou no final do dia. Pode ser uma reflexão, uma meditação ou oração, ou um momento de silêncio. Você pode usar poemas, histórias e canções e, quando apropriado, orações inter-religiosas. Você pode convidar os participantes a organizar essas reflexões.


Noite cultural

Nos treinamentos que ocorrem no mesmo local onde os participantes estão hospedados é possível organizar uma noite cultural. Durante esta atividade, os participantes podem compartilhar algumas de suas tradições e cultura. Este é um momento pela interconectividade, valorização da diversidade e união. Os participantes devem ser informados antes do treinamento para que possam se preparar.


Visitas inter-religiosas

Quando o grupo é multi-religioso e há disponibilidade de tempo, pode-se organizar visitas às comunidades religiosas dos participantes presentes. Essa experiência pode aumentar a conscientização sobre outras crenças religiosas e espirituais, desafiar estereótipos e expandir o conhecimentos de todos. 


Engajamento na comunidade

Você pode criar oportunidades para os participantes dialogarem com a comunidade, especialmente para compreender o papel das comunidades religiosas e espirituais no apoio às famílias e educação dos filhos. O envolvimento com a comunidade também é importante, pois fornece melhores vínculos com as pessoas que se destacam na comunidade e pode fornecer validação e suporte para o trabalho.


Contexto e realidade da comunidade

A adaptação para a realidade local é muito importante. Ao preparar o treinamento, certifique-se de personalizar o conteúdo e o calendário para abordar questões que afetam crianças e famílias no local onde os programas serão implementados. Certifique-se de levar em consideração a comunidade e a dinâmica social, por exemplo, questões de pobreza e violência, cenário político e vários outros desafios. Use essas informações para personalizar exemplos, recursos e atividades.

Encorajamos você a incluir uma sessão dedicada a discutir o contexto e realidade da comunidade e maneiras de conectar programas.

Você está aqui: